O rápido desenvolvimento da medicina fez com que o modelo biomecânico de ensino e prática tomasse a frente e deixasse em segundo plano o olhar do ser humano por completo, em todas as suas relações físicas, psíquicas e sociais. Esse sistema acarretou em um déficit sentido por vários estudantes e novos profissionais médicos quando estão frente ao atendimento com seus pacientes. Muitas vezes a pressa imposta pelo sistema de saúde sempre lotado traz um peso a mais a essa ausência de um atendimento humanizado e gera ainda mais receio e descrença dos pacientes para com seus atendentes e com a saúde do país. Devido a isso o objetivo deste estudo é avaliar como os estudantes e novos profissionais médicos estão contornando a falta do ensino humanizado da relação médico-paciente. Sendo o estudo uma revisão integrativa da literatura do tipo bibliográfico, de caráter exploratório, natureza aplicada e qualitativo. A busca ocorreu no mês de abril de 2017 utilizando as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), PubMed, ScienceDirect e Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Com os descritores: “Atendimento Humanizado”, “Medicina” e “Educação”. Os critérios de inclusões foram artigos disponíveis na integra, já os critérios de exclusões foram material não convencional, de aulas, conferências ou congressos; revisões da literatura, bem como, artigos repetidos nas bases de dados e os que não abordavam a temática proposta. Foi identificado um total de 18 artigos, posteriormente foram submetidos aos critérios de exclusão, restando assim 5 artigos. Todos dos artigos encontrados relatam a grande importância da humanização presente em um atendimento clínico, no grande impacto que isso tem na saúde do paciente e a melhoria que pode trazer para o atual sistema de saúde do país. Alguns dos estudos demonstram por meio de depoimentos de próprios estudantes de medicina como eles sentem um déficit no ensino de como manter um atendimento humanizado e ainda relatam o que algumas universidades ou próprios estudantes e profissionais estão buscando ou fazendo para melhorar o seu conhecimento profissional e atuação para a retomada desse contato crucial para uma melhor recuperação da relação e saúde do paciente. Diferente do que se pensava, hoje, o médico não é mais aquele detentor de todo o conhecimento, na época das tecnologias todos tem um pouco de médicos com variadas informações nas mãos, por isso a relação médico-paciente tem que ser a melhor possível, um bom acolhimento, atendimento atencioso e em tempo hábil, respeito e educação, pois o tratamento requer atuação de ambas às partes e o paciente agora é chave importante para a realização adequada da consulta, tratamento, obtenção da cura e recuperação da saúde. Pequenas mudanças no processo curricular podem causar grandes impactos nos futuros profissionais médicos. Aplicar metodologias que resultam em alunos críticos e capazes de autoconstrução de seu conhecimento bem como demonstrar cuidados essenciais ao paciente em seu meio de convívio, conhecendo a história e relações dele pode trazer uma proximidade positiva para uma melhor relação médico-paciente e rapidez na cura da enfermidade.