O presente relato descreve a experiência vivenciada com atividades lúdicas no ano de 2016
com uma turma de educação ambiental e duas do ensino médio do 1º ano da ETEASD localizada no
bairro do Recife abordando através dos jogos didáticos o conteúdo de arboviroses usando o jogo
didático como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem por favorecer a construção do
conhecimento ao aluno. Assim, o objetivo deste trabalho foi explorar o potencial didático que a
utilização dos jogos tem como alternativa para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem
no ensino da educação ambiental a partir de um relato de experiência. O jogo foi desenvolvido com
alunos do curso técnicos do meio ambiente, supervisionado pelos alunos estagiários do curso de
Biologia e aplicado durante a Semana do Meio Ambiente em turmas do 1º ano do ensino médio. Este
estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários contendo questões objetivas
em um pré e pós-teste. Os resultados nos revelam que um número significativo de alunos teve,
estatisticamente, uma melhora na sua assimilação do conteúdo, confirmando que o jogo lúdico, se
mostra como uma ferramenta altamente relevante na prática de ensino. Dessa forma vê-se cada vez
mais a importância de buscar novos métodos pedagógicos para auxiliar na construção do
conhecimento. Assim, torna-se essencial que as ações educativas tenham capacidade de levar os
indivíduos a refletirem sobre suas atitudes enquanto pessoa, para isso a inserção da ludicidade no
ensino de ciências torna-se importante no ensino de biologia.