Os objetivos deste estudo são caracterizar o estilo de vida de adolescente relativamente à prática de atividade física e desportivas e identificar associações entre indicadores de nível socioeconômico e sexo com o tipo de prática de atividade física e desportiva realizada pelos mesmos. O estudo caracteriza-se como descritivo. A população foi de adolescentes de ambos os sexos do ensino médio da escola. A população é composta de 387 adolescentes de ambos os sexos, entre 16 e 22 anos, de duas escolas públicas de Ensino Médio localizadas na periferia de Lisboa em Portugal. Utilizou-se o questionário sobre “Educação Física e Estilo de Vida” para conhecer e descrever as características dos adolescentes com um estilo de vida fisicamente ativo e inativo de estatuto socioeconômico diferentes. As variáveis utilizadas neste estudo foram sexo, idade, classe social e tipo de atividade física (formal e/ou informal). Para a análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS versão 22.0. Para o efeito, recorremos à comparação de médias e ao coeficiente de associação Eta. Adotou-se um valor p de 5%. Os resultados, para a generalidade da amostra, apresentam valores médios reportados de participação em atividades físicas informais (média=1.8) e formais (média=1.3) são relativamente baixos, não chegando inclusive a duas sessões semanais em qualquer dos contextos. Em relação ao sexo, os meninos salientam praticar mais atividade física do que as meninas, tanto no âmbito informal (média=2.2 vs. média=1.5) como formal (média=1.7 vs. média=0.9). Centrando a atenção na classe social dos alunos inquiridos, verificou-se que as diferenças relativas à participação em atividades físicas informais entre os adolescentes das classes médias/altas (média=1.9) e adolescentes das classes populares (média=1.8) eram mínimas. Conclui-se, então, que os adolescentes apresentam baixos níveis de participação nas atividades físicas e desportivas, sendo as raparigas e os alunos das classes populares os que evidenciam os piores resultados, sobretudo, num contexto formal.