Introdução: Metodologias tradicionais são aplicadas constantemente, o que acarreta desinteresse por parte dos alunos, tornando tanto o aprendizado quanto o ensino difíceis. É sabido que muitos acadêmicos apresentam dificuldades na compreensão e na aceitação dos conteúdos da Bioquímica, os quais são apresentados de maneira antipática e não criativa desde a abordagem no ensino médio. Contudo, quando o conteúdo é apresentado de forma dinamizada, cria-se um “triângulo interativo” entre professor, conteúdo e aluno, e este o recebe de forma mais aberta, refletindo em uma melhor compreensão e em um maior rendimento nas avaliações. Objetivo: Avaliar o rendimento dos alunos do primeiro período de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) do segundo semestre de 2016 perante a aplicação de metodologia alternativa no ensino da bioquímica, referente ao tema: Ciclo do Ácido Cítrico. Metodologia: Consistiu na aplicação de um pré-teste com 11 afirmações, confeccionadas pela docente, acerca do tema abordado, para serem julgadas como verdadeiras ou falsas e avaliar o conhecimento prévio apresentado por 24 estudantes de medicina. Em seguida, foi realizada uma aula teórica expositiva associada, posteriormente, à exibição do vídeo intitulado “A Mitocôndria em 3 Atos” – Prof. Leopoldo de Meis. Com o intuito de solidificar os conhecimentos adquiridos, foi proposta a realização de uma atividade lúdica, na qual os alunos, em grupos de seis indivíduos, elaboraram a montagem do CAC em um painel ilustrativo. Ao final, aplicou-se um pós-teste com as mesmas questões para avaliar o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Resultados e Discussões: O questionário, contendo 11 afirmações, foi aplicado aos 24 estudantes, totalizando um número de 264 assertivas. Destas, 159 foram acertadas no pré-teste, enquanto, no pós-teste, obteve-se o resultado de 206 questões corretas, com médias de acerto de 6,25 e 8,582 respectivamente. No pré-teste, a questão mais acertada obteve 24 acertos; já a menos, 5. No pós-teste, houve 24 acertos na questão mais acertada, e 2 na questão com menor índice de acertos. Conclusão: A partir desse estudo, pode-se concluir que a associação de aulas expositivas com recursos pedagógicos alternativos, como vídeos e atividades lúdicas, promove melhor aproveitamento e fixação do conteúdo.