A proposta para Qualificação do Ato Transfusional surgiu de um projeto desenvolvido pela Ubhem/Nuvig/Anvisa e a Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde – CGSH/DAHU/SAS/MS, em 2010, com o objetivo de disponibilizar e estimular o uso de um instrumento pedagógico como referencial básico para a capacitação de profissionais de saúde envolvidos com o ato transfusional, visando à melhoria da assistência ao receptor de hemocomponentes e ao fortalecimento das ações de hemovigilância (BRASIL, 2016). Nesse contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará idealizaram um curso para profissionais dos serviços do Sistema único de Saúde, envolvidos com a transfusão sanguínea e desde 2015 o Curso de Qualificação do Ato Transfusional vem sendo realizado duas vezes ao ano, favorecendo a implantação de uma prática transfusional mais segura.Com o intuito de analisar e avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem propostos nos cursos, foi realizada uma correlação dos desempenhos dos alunos quanto aos acertos das questões nos instrumentos de pré e pós –teste das turmas do ano de 2016. O Curso foi organizado em atividades presenciais(24horas) e de ensino-aprendizagem(16horas) no ambiente de trabalho, com carga horária total de 40 horas.A formação teve o objetivo de qualificar os profissionais da enfermagem que atuam na assistência dos cuidados pré, trans e pós transfusionais, visando a qualificação do ato transfusional e a notificação de reações transfusionais. Os objetivos de aprendizagem do curso foram: implementar medidas de segurança, quando da instalação e acompanhamento do ato transfusional; Proceder adequadamente com as notificações de reações transfusionais; Utilizar procedimentos de hemovigilância; Utilizar ferramentas que potencializem a eficiência terapêutica do procedimento da transfusão. O público do curso era formado em sua totalidade por enfermeiros, de Fortaleza e cidades do interior do Ceará, por se tratar dos profissionais que tem a atribuição da instalação das bolsas de hemocomponentes.Ao início e término do curso realizou-se a aplicação de uma “avaliação”, em formato de pré e pós-teste, com composição idêntica de 10 questões objetivas, visando avaliar o conhecimento prévio e o conhecimento construido durante o curso. Foi utilizado um texto único (relato de caso) como subsídio para resolução das questões de pré e pós-teste. Os alunos dos cursos responderam aos testes individualmente e, depois que todos finalizaram a resolução do instrumento em questão, foi realizada a correção em plenária, de forma coletiva. Foi feita uma análise dos instrumentos de avaliação de aprendizagem aplicados em duas turmas do curso ocorridas no ano de 2016, com 35 e 30 alunos, respectivamente. A partir das análises dos instrumentos aplicados, houve uma melhoria no percentual de acertos das questões dos testes. Nas turmas I e II esse percentual passou de 79,06% para 86,57% e de 77,73% para 89,13%, respectivamente. Concluímos que o curso tornou-se um evento importante para a formação dos profissionais e melhoria da qualidade na assistência prestada aos pacientes que necessitam da terapêutica transfusional,em todo estado do Ceará.