O objetivo desse trabalho foi relatar a importância da assistência de enfermagem a pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico do tipo hemorrágico, assim como sua contribuição na formação profissional do enfermeiro.
Trata-se de um estudo descritivo, em forma de relato de experiência de atividades acadêmicas desenvolvidas no Hospital Municipal Pedro I, por acadêmicas de enfermagem durante o desenvolvimento do Estágio da disciplina Saúde do Adulto da Universidade Estadual da Paraíba nos meses de março e abril de 2017.
A amostra foi constituída por três estudos de caso, realizados durante as aulas práticas, e prestação de cuidados a clientes com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVE) do tipo hemorrágico. A coleta de dados foi desenvolvida, seguindo-se um roteiro de entrevista proposto pela disciplina. Foram coletados dados a partir da entrevista, da observação e do exame físico das clientes. Para a operacionalização do processo de enfermagem baseado na NANDA, foram realizadas visitas de enfermagem aos clientes durante seu período de internação.
Previamente à coleta, foi solicitada verbalmente a participação das clientes no estudo e assegurado às mesmas o anonimato, resguardando-lhes o direito de escolha quanto à participação ou não no estudo.
Inicialmente realizou-se a aplicação do instrumento, sendo possível a partir daí, construir um conhecimento melhorado técnico-cientifico e aperfeiçoar o conhecimento antes adquirido. A partir desse instrumento foi possível planejar melhor uma assistência de enfermagem para se conseguir resultados satisfatórios.
Foram destacados sete diagnósticos de enfermagem comuns às três pacientes, juntamente com os resultados esperados e as intervenções de enfermagem propostas, utilizando as ligações entre NANDA, NOC e NIC.
Essa vivência permitiu a aproximação, fortaleceu o compartilhamento de saberes entre academia e espaço hospitalar estreitando o vínculo docente-discente-paciente-acompanhante.
Diante do que foi exposto, observa-se a importância dos profissionais em aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente acometido por Acidente Vascular Encefálico (AVE) do tipo hemorrágico assim como para todos os clientes, afim de que se possa prestar uma assistência qualificada ao paciente.
Contudo, esse trabalho traz uma contribuição acerca da temática, enfatizando principalmente a sistematização da assistência de enfermagem, contribuindo para um tratamento humanizado e uma melhor qualidade de vida. Além de proporcionar a troca de experiência para os acadêmicos de enfermagem, objetivando um olhar profissional humanizado e holístico na realização das ações de enfermagem.