O ensino de física no Brasil suscita questionamentos. Isto têm propiciado discussões intra e extra escolares. Nesse âmbito a aprendizagem mediada pelo computador vem ganhando espaço como proposta pedagógica. Se utilizado baseado em princípios teóricos, metodológicos e práticos, o computador pode se constituir numa ferramenta estratégica para propiciar uma maior interatividade entre o aprendiz e o saber, bem como favorecer o desenvolvimento de competências, que propiciem ao discente construir autonomamente seu conhecimento. Nestes termos, focando-se a constante dificuldade apresentada na aprendizagem dos conteúdos de física, o presente trabalho busca pesquisar como a inserção do computador como ferramenta pedagógica, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, pode auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem significativa de física, proporcionando inter-relações e ressignificações de leis e conceitos de eletricidade. Para se operar esse objetivo, metodologicamente se optou por realizar uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Foram aplicados questionários para identificação dos conhecimentos prévios dos educandos e realizadas minioficinas para os alunos aprenderem a utilizar operacional e pedagogicamente o simulador. Em seguida, foram realizadas oficinas para estudo colaborativo dos conteúdos de eletricidade. A análise dos resultados revelou indícios preliminares que a simulação de circuitos de resistores permitiu a ressignificação e inter-relação entre leis e conceitos básicos de eletricidade, mostrando-se assim como potencialmente significativas. Observou-se que, diante de certas dificuldades apresentadas pelos alunos, a utilização de simuladores se mostrou como um recurso promissor para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem de física na escola.