Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR GRADUANDOS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Palavra-chaves: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, PESQUISA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28872
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 1358
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR GRADUANDOS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa na qual foi analisada Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos graduandos do Curso de licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tinha como objetivo traçar um perfil das áreas de pesquisa investigadas pelos alunos do curso de Matemática do CES, identificar algumas tendência de pesquisa no curso e indicar possibilidades de estudos posteriores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a análise pautou-se em 22 TCCs defendidos no período de 2010 a 2015.1. O estudo se deu por meio a análise dos títulos, palavras-chaves, resumo, área de trabalho do orientador e coorientador dos TCCs. Como resultado verificou-se grande número de pesquisa na área de Matemática Pura e alguns em Educação Matemática. Os resultados apontam que não há uma tendência de estudo específica ou contribuições dos dados das pesquisas para a realização de outras. Nossas considerações indicam a necessidade de espaço de discussões nas diferentes áreas visando que os alunos possam realizar pesquisas em diversos campos da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, PESQUISA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1358_02052017104207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDCELY NYTYESKA DE MACEDO OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUDCELY"
    "autor_email" => "ufcg.juudy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28872
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 1358
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR GRADUANDOS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa na qual foi analisada Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos graduandos do Curso de licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tinha como objetivo traçar um perfil das áreas de pesquisa investigadas pelos alunos do curso de Matemática do CES, identificar algumas tendência de pesquisa no curso e indicar possibilidades de estudos posteriores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a análise pautou-se em 22 TCCs defendidos no período de 2010 a 2015.1. O estudo se deu por meio a análise dos títulos, palavras-chaves, resumo, área de trabalho do orientador e coorientador dos TCCs. Como resultado verificou-se grande número de pesquisa na área de Matemática Pura e alguns em Educação Matemática. Os resultados apontam que não há uma tendência de estudo específica ou contribuições dos dados das pesquisas para a realização de outras. Nossas considerações indicam a necessidade de espaço de discussões nas diferentes áreas visando que os alunos possam realizar pesquisas em diversos campos da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, PESQUISA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1358_02052017104207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDCELY NYTYESKA DE MACEDO OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUDCELY"
    "autor_email" => "ufcg.juudy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa na qual foi analisada Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos graduandos do Curso de licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tinha como objetivo traçar um perfil das áreas de pesquisa investigadas pelos alunos do curso de Matemática do CES, identificar algumas tendência de pesquisa no curso e indicar possibilidades de estudos posteriores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a análise pautou-se em 22 TCCs defendidos no período de 2010 a 2015.1. O estudo se deu por meio a análise dos títulos, palavras-chaves, resumo, área de trabalho do orientador e coorientador dos TCCs. Como resultado verificou-se grande número de pesquisa na área de Matemática Pura e alguns em Educação Matemática. Os resultados apontam que não há uma tendência de estudo específica ou contribuições dos dados das pesquisas para a realização de outras. Nossas considerações indicam a necessidade de espaço de discussões nas diferentes áreas visando que os alunos possam realizar pesquisas em diversos campos da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.