A educação para o exercício da cidadania vem sendo defendida por muitos pesquisadores nos dias atuais, o que exige da escola que esta proporcione um ensino de Química para a promoção da alfabetização científica. Tal necessidade surge para que os alunos se apropriem do conhecimento científico de forma autônoma, crítica, construtiva e reflexiva e compreenda diversos aspectos que estão relacionados à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Um dos conteúdos que estão ligados ao enfoque CTSA é o estudo da Eletroquímica que tem relação com a contaminação dos metais pesados a partir do descarte de pilhas e baterias no Meio Ambiente. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática para trabalhar o conteúdo de eletroquímica através do tema gerador ‘Os Metais Pesados e a contaminação a partir do descarte de pilhas e baterias no Meio Ambiente’ com alunos do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade de Queimadas no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 33 alunos do ensino médio. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliação da proposta pelos alunos. Os dados foram representados em percentuais. Os resultados revelam que os estudantes avaliaram de forma positiva a proposta de ensino, os recursos didáticos e a metodologia empregada, enfatizando que as aulas contribuíram na melhoria do estudo da eletroquímica a partir do tema gerador trabalhado.