ESTRUTURA ESCOLAR: UM OLHAR VOLTADO PARA AS INFLUÊNCIAS DA ARQUITETURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28472 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "ESTRUTURA ESCOLAR: UM OLHAR VOLTADO PARA AS INFLUÊNCIAS DA ARQUITETURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A instituição escolar traz implícita valores que podem ou não contribuir para o desenvolvimento humano, sentimento de identidade e acolhimento permitindo constituir um local de possibilidades ou limites. É a partir do espaço escolar que se desenvolve a prática pedagógica, por essa razão, deve-se ter condições propicias ao bem-estar docente e discente, nos afirma Ribeiro (2004). E, dentro dessa perspectiva, tendo um espaço convidativo, confortável e amistoso, proporciona ao aluno mais tranquilidade possibilitando uma maior concentração potencializando o ensino aprendizagem.A pesquisa teve como objetivo expor a situação arquitetônica das escolas públicas que se preocupam apenas em garantir acesso à escola, sem dar condições mínimas de conforto para que ocorra de forma eficiente a aprendizagem, que é o objetivo fundamental da escola. Os valores implícitos que podem ou não contribuir no rendimento escolar, bem como o seu desenvolvimento humano. Com um olhar voltado para a influência que a arquitetura tem nesse processo, mediante a boas condições físicas, ambiente limpo, arejado, acústico e ventilado. Para coleta de dados aplicamos um questionário contendo sete perguntas objetivas com espaço para caso quisessem expandir suas opiniões e/ou sensações do ambiente em que estão inseridos. Nesse sentido, foi perceptível que a falta de conforto influi no desempenho dos alunos, já que o ambiente não proporciona tranquilidade para assimilarem o conteúdo que o professor transmite." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "CONFORTO, ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTRUTURA ARQUITETÔNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID597_12032017122729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERLÂNIA MARQUES NUNES" "autor_nome_curto" => "ALBERLÂNIA " "autor_email" => "alberlania.marques@gmail." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28472 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "ESTRUTURA ESCOLAR: UM OLHAR VOLTADO PARA AS INFLUÊNCIAS DA ARQUITETURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A instituição escolar traz implícita valores que podem ou não contribuir para o desenvolvimento humano, sentimento de identidade e acolhimento permitindo constituir um local de possibilidades ou limites. É a partir do espaço escolar que se desenvolve a prática pedagógica, por essa razão, deve-se ter condições propicias ao bem-estar docente e discente, nos afirma Ribeiro (2004). E, dentro dessa perspectiva, tendo um espaço convidativo, confortável e amistoso, proporciona ao aluno mais tranquilidade possibilitando uma maior concentração potencializando o ensino aprendizagem.A pesquisa teve como objetivo expor a situação arquitetônica das escolas públicas que se preocupam apenas em garantir acesso à escola, sem dar condições mínimas de conforto para que ocorra de forma eficiente a aprendizagem, que é o objetivo fundamental da escola. Os valores implícitos que podem ou não contribuir no rendimento escolar, bem como o seu desenvolvimento humano. Com um olhar voltado para a influência que a arquitetura tem nesse processo, mediante a boas condições físicas, ambiente limpo, arejado, acústico e ventilado. Para coleta de dados aplicamos um questionário contendo sete perguntas objetivas com espaço para caso quisessem expandir suas opiniões e/ou sensações do ambiente em que estão inseridos. Nesse sentido, foi perceptível que a falta de conforto influi no desempenho dos alunos, já que o ambiente não proporciona tranquilidade para assimilarem o conteúdo que o professor transmite." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "CONFORTO, ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTRUTURA ARQUITETÔNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID597_12032017122729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERLÂNIA MARQUES NUNES" "autor_nome_curto" => "ALBERLÂNIA " "autor_email" => "alberlania.marques@gmail." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }