A ausência de atividades experimentais em aulas de Física pode estar relacionada a falta de recursos didáticos e de laboratórios de ciências nas escolas. Como consequência, o único material de apoio é o livro didático. No entanto, os alunos podem acreditar que os modelos teóricos trazidos pelo livro, são descrições exatas da realidade, uma vez que na ausência de atividades experimentais não há situações reais que possam confronta-los já que na busca de uma representação da realidade, os modelos teóricos contêm várias idealizações que distanciam dela. Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar um experimento e sua análise através de uma ferramenta computacional (Tracker) visando o reconhecimento por parte dos alunos de que pode existir discrepância entre resultados experimentais e os previstos pela teoria. Para tanto, investigamos uma turma de segundo período do curso de Física, onde apresentamos um experimento denominado Máquina de Atwood e sua análise através do Tracker, e os resultados obtidos a partir de um modelo teórico. Os resultados obtidos experimentalmente para a aceleração apresentaram uma discrepância de aproximadamente 50% do valor previsto pelo modelo teórico. Como resultado, obtivemos que 24% representam os alunos que associam a discrepância aos fatores experimentais e 64% são relativos ao modelo teórico não representar o experimento por completo, enquanto que 12% não apresentaram nenhum tipo de justificativas. Portanto este trabalho mostrou que é possível identificar o perfil epistemológico dos alunos enquanto essência do conhecimento, quando deparados com um confronto entre experimento e teoria.