Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A UTILIZAÇÃO DO TEMA TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA.

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENERGIA, ENSINO DA FÍSICA Pôster (PO) Física
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28113
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 1464
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TEMA TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA."
    "resumo" => "Este artigo vem relatar a importância do uso de experimentos de física no ensino fundamental, trabalhando com conceitos de transformações de energias através de experimentos simples e práticos abordando a física de forma mas interpretativa para que o aluno possa construir seus conhecimentos por meio desses experimentos, esse consiste em estudar as transformações de energia elástica em energia cinética, energia eólica em energia elétrica. Na qual a nossa proposta é utilizar uma montagem experimental como uma forma de demostrar vários tipos de transformação de energia para os alunos do ensino fundamental para tal sugerimos análise do funcionamento de  dois experimentos a “lata mágica” e o “gerador eólico”, a utilização do experimentos consiste em mostrar que existe outras possibilidades de ensino da física, para que esta não seja ensinada somente teoria e sim a utilização de aulas práticas com experimentos. Através da aplicação de questionários podemos constatar que teve uma grande aceitação dos alunos e, além disso, proporcionou um avanço no conhecimento do tema. Contudo isso   esperamos que seja possível desenvolver nos alunos algumas habilidades e competências por exemplo, como a energia é transformada, como pode ser transferida e reduzindo a energia disponível, compreender o significado da eficiência energética e necessidade de perceber como funciona as transformações de energia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENERGIA, ENSINO DA FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1464_27042017121441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DA SILVA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsonsilvacacau@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA CAMPUS CAMETÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28113
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 1464
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TEMA TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA."
    "resumo" => "Este artigo vem relatar a importância do uso de experimentos de física no ensino fundamental, trabalhando com conceitos de transformações de energias através de experimentos simples e práticos abordando a física de forma mas interpretativa para que o aluno possa construir seus conhecimentos por meio desses experimentos, esse consiste em estudar as transformações de energia elástica em energia cinética, energia eólica em energia elétrica. Na qual a nossa proposta é utilizar uma montagem experimental como uma forma de demostrar vários tipos de transformação de energia para os alunos do ensino fundamental para tal sugerimos análise do funcionamento de  dois experimentos a “lata mágica” e o “gerador eólico”, a utilização do experimentos consiste em mostrar que existe outras possibilidades de ensino da física, para que esta não seja ensinada somente teoria e sim a utilização de aulas práticas com experimentos. Através da aplicação de questionários podemos constatar que teve uma grande aceitação dos alunos e, além disso, proporcionou um avanço no conhecimento do tema. Contudo isso   esperamos que seja possível desenvolver nos alunos algumas habilidades e competências por exemplo, como a energia é transformada, como pode ser transferida e reduzindo a energia disponível, compreender o significado da eficiência energética e necessidade de perceber como funciona as transformações de energia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENERGIA, ENSINO DA FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1464_27042017121441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DA SILVA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsonsilvacacau@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA CAMPUS CAMETÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este artigo vem relatar a importância do uso de experimentos de física no ensino fundamental, trabalhando com conceitos de transformações de energias através de experimentos simples e práticos abordando a física de forma mas interpretativa para que o aluno possa construir seus conhecimentos por meio desses experimentos, esse consiste em estudar as transformações de energia elástica em energia cinética, energia eólica em energia elétrica. Na qual a nossa proposta é utilizar uma montagem experimental como uma forma de demostrar vários tipos de transformação de energia para os alunos do ensino fundamental para tal sugerimos análise do funcionamento de dois experimentos a “lata mágica” e o “gerador eólico”, a utilização do experimentos consiste em mostrar que existe outras possibilidades de ensino da física, para que esta não seja ensinada somente teoria e sim a utilização de aulas práticas com experimentos. Através da aplicação de questionários podemos constatar que teve uma grande aceitação dos alunos e, além disso, proporcionou um avanço no conhecimento do tema. Contudo isso esperamos que seja possível desenvolver nos alunos algumas habilidades e competências por exemplo, como a energia é transformada, como pode ser transferida e reduzindo a energia disponível, compreender o significado da eficiência energética e necessidade de perceber como funciona as transformações de energia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.