O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida, cuja a finalidade foi diagnosticar alunos do ensino superior sobre a elaboração de uma sequência didática com ênfase em educação CTSA e a importância da utilização dos sólidos no ensino química relacionando com a ciência, a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente e que possam trabalhar em sala de aula com alunos do ensino médio, de modo que formem cidadãos críticos e conscientes sabendo a importância de estudar química. O público alvo foram 10 alunos matriculados na disciplina de Química Experimental para Educação Básica, do 6º período do Curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados questionários antes e após a realização da sequência didática. A pesquisa revelou que a sequência didática com abordagem CTSA aplicada na disciplina de Quimica Experimental para Educaçao Básica mostrou a eficácia para uma aprendizagem significativa dos alunos. Além de fazer um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre sólidos, pode-se constar que os recursos audiovisuais, como a utilização do vídeo sobre vidros e as oficinas para a construção os sólidos são meios de tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, tornando o aluno sujeito de sua aprendizagem. Conclui-se que as aulas com abordagem CTSA favorece a importância dos alunos conhecer os sólidos e suas aplicações no cotidiano.