NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA EM PERIÓDICOS NACIONAIS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28633 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 542 "titulo" => "NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA EM PERIÓDICOS NACIONAIS" "resumo" => "Dentre as inúmeras transformações ocorridas no Ensino de Física (EF) nas últimas décadas, encontram-se os debates sobre a inclusão efetiva dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos currículos da Educação Básica, uma vez que esta temática mostra-se pertinente para a formação crítica dos discentes. Uma das formas de abordá-la é a partir do enfoque interdisciplinar e contextualizado da Nanociência e Nanotecnologia (N&N). Neste sentido, analisou-se o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e a Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), a fim de identificar e contabilizar os artigos que versam sobre N&N no EF, visando investigar se os respectivos periódicos fornecem um bom arcabouço teórico, que sirva para subsidiar a formação de docentes e, consequentemente, a formação na Educação Básica, a respeito da N&N. A investigação ocorreu entre os meses de janeiro e março de 2017, nos portais da RBEF, publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física (SBF); e do CBEF, periódico também de acesso livre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A escolha das referidas revistas deu-se pelo fato de que elas estão entre as mais referenciadas na área de EF, assim como, por apresentarem um excelente conceito qualis, na área de ensino, junto à plataforma da CAPES. Constatou-se a existência de um número muito pequeno de artigos publicados que abordam a temática N&N, voltada para o EF, dificultando a sua problematização em sala de aula, na formação de professores e, por conseguinte, no ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Física" "palavra_chave" => "NANOCIÊNCIA, NANOTECNOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID542_02052017155350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME ANGELO MOREIRA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilhermesa1996@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28633 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 542 "titulo" => "NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA EM PERIÓDICOS NACIONAIS" "resumo" => "Dentre as inúmeras transformações ocorridas no Ensino de Física (EF) nas últimas décadas, encontram-se os debates sobre a inclusão efetiva dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos currículos da Educação Básica, uma vez que esta temática mostra-se pertinente para a formação crítica dos discentes. Uma das formas de abordá-la é a partir do enfoque interdisciplinar e contextualizado da Nanociência e Nanotecnologia (N&N). Neste sentido, analisou-se o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e a Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), a fim de identificar e contabilizar os artigos que versam sobre N&N no EF, visando investigar se os respectivos periódicos fornecem um bom arcabouço teórico, que sirva para subsidiar a formação de docentes e, consequentemente, a formação na Educação Básica, a respeito da N&N. A investigação ocorreu entre os meses de janeiro e março de 2017, nos portais da RBEF, publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física (SBF); e do CBEF, periódico também de acesso livre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A escolha das referidas revistas deu-se pelo fato de que elas estão entre as mais referenciadas na área de EF, assim como, por apresentarem um excelente conceito qualis, na área de ensino, junto à plataforma da CAPES. Constatou-se a existência de um número muito pequeno de artigos publicados que abordam a temática N&N, voltada para o EF, dificultando a sua problematização em sala de aula, na formação de professores e, por conseguinte, no ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Física" "palavra_chave" => "NANOCIÊNCIA, NANOTECNOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID542_02052017155350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME ANGELO MOREIRA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilhermesa1996@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }