MONITORANDO O APRENDER EM CIÊNCIAS: EU PRECISO DE VOCÊ!!!
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28629 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "MONITORANDO O APRENDER EM CIÊNCIAS: EU PRECISO DE VOCÊ!!!" "resumo" => "Através de alguns bolsistas do PIBID Interdisciplinar (Biologia, Física e Química), foi pensado e realizado, no Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira, no ano de 2015, um projeto de monitoria envolvendo os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Com o objetivo de desenvolver habilidades e até mesmo incentivá-los à prática docente a posteriori, a monitoria é uma forma de ensino-aprendizagem bastante significativa e de cunho investigativo, tendo em vista que os futuros monitores se defrontariam com perguntas e concepções alternativas em que seriam incentivados a procurar respostas. Para isso, atividades laboratoriais foram realizadas por 4 dias, o Minicurso, com duração de 3 horas cada, analisando-os diariamente em diferentes quesitos importantes, além de se observar também a resolução e a entrega das atividades existentes no roteiro de cada experimento. No primeiro dia, trabalhou-se as normas e segurança dentro do laboratório, bem como o nome e a funcionalidade das vidrarias. Nos demais dias, realizaram-se experimentos relacionados a: estados físicos e químicos da matéria (água - H2O) e suas propriedades; citologia e os seres vivos; alimentos (processos e composição). Para finalizar o processo seletivo, uma prova escrita foi aplicada com todos os conteúdos e práticas do laboratório, sendo entrevistados, posteriormente, apenas os alunos que obtiveram nota igual ou maior que 7,0. Como resultado preliminar, notou-se uma ativa participação e empenho dos estudantes durante todo o projeto, podendo selecionar, mais facilmente, os alunos monitores para o ano seguinte de acordo com os melhores resultados obtidos neste processo seletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "PIBID, MONITORIA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID446_01052017102017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYR GOMES FERNANDES SARAIVA" "autor_nome_curto" => "SAMYR" "autor_email" => "samyrgfs@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28629 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "MONITORANDO O APRENDER EM CIÊNCIAS: EU PRECISO DE VOCÊ!!!" "resumo" => "Através de alguns bolsistas do PIBID Interdisciplinar (Biologia, Física e Química), foi pensado e realizado, no Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira, no ano de 2015, um projeto de monitoria envolvendo os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Com o objetivo de desenvolver habilidades e até mesmo incentivá-los à prática docente a posteriori, a monitoria é uma forma de ensino-aprendizagem bastante significativa e de cunho investigativo, tendo em vista que os futuros monitores se defrontariam com perguntas e concepções alternativas em que seriam incentivados a procurar respostas. Para isso, atividades laboratoriais foram realizadas por 4 dias, o Minicurso, com duração de 3 horas cada, analisando-os diariamente em diferentes quesitos importantes, além de se observar também a resolução e a entrega das atividades existentes no roteiro de cada experimento. No primeiro dia, trabalhou-se as normas e segurança dentro do laboratório, bem como o nome e a funcionalidade das vidrarias. Nos demais dias, realizaram-se experimentos relacionados a: estados físicos e químicos da matéria (água - H2O) e suas propriedades; citologia e os seres vivos; alimentos (processos e composição). Para finalizar o processo seletivo, uma prova escrita foi aplicada com todos os conteúdos e práticas do laboratório, sendo entrevistados, posteriormente, apenas os alunos que obtiveram nota igual ou maior que 7,0. Como resultado preliminar, notou-se uma ativa participação e empenho dos estudantes durante todo o projeto, podendo selecionar, mais facilmente, os alunos monitores para o ano seguinte de acordo com os melhores resultados obtidos neste processo seletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "PIBID, MONITORIA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID446_01052017102017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYR GOMES FERNANDES SARAIVA" "autor_nome_curto" => "SAMYR" "autor_email" => "samyrgfs@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }