A construção de qualquer carreira depende de uma base sólida. No caso da docência, o estágio supervisionado é uma base indispensável, uma vez que a profissão de professor não pode ser considerada uma ciência aplicada. É necessário um contato mais próximo para gerar conhecimento. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar um processo metodológico proposto para o Ensino de Ciências durante o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. A proposta metodológica baseia-se numa atividade sobre o tema DROGAS e foi desenvolvida em cinco etapas para o 8º ano. O resultado da primeira aplicação do questionário para sondar conhecimentos prévios foi negativo, pois o máximo que os alunos conseguiram responder foi 60% das questões. Dos 41 alunos, 35 não respondeu nem a metade corretamente. Após a aplicação final do questionário os resultados foram positivos, pois 13 alunos de 41 conseguiram responder todas as questões, a maioria respondeu pelo menos 80% das questões. Considerando estes resultados pode-se perceber uma eficácia das atividades do projeto, pois todos os seus objetivos foram alcançados satisfatoriamente. Esse resultado evidencia que os métodos e técnicas empregadas, constituem uma gama de opções que podem ser utilizadas para dinamizar as práticas no processo ensino-aprendizagem. A utilização de metodologias que possibilitem o tratamento de temas presente no cotidiano escolar permite promover confronto da vivência, conhecimento prévio dos estudantes com o conhecimento cientifico e, com isso, o desenvolvimento intelectual dos estudantes.