UMA NOVA FERRAMENTA PARA APRIMORAR ROTINAS DE ESTUDO
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28881 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 1984 "titulo" => "UMA NOVA FERRAMENTA PARA APRIMORAR ROTINAS DE ESTUDO" "resumo" => "Atualmente vivemos numa sociedade em que a vida das pessoas está sempre muito atarefada. Quando se tem uma rotina diária sobrecarregada, é imprescindível que haja organização das tarefas e conciliação das atividades para que nenhuma parte seja prejudicada. Uma das ocupações a serem mais afetadas com essa sobrecarga é a vida acadêmica. Assim sendo, uma maneira de não só impedir que os estudos sejam negligenciados como também de ter um melhor aproveitamento do desempenho é com a elaboração de uma rotina de estudos. Embora laboriosa, observa-se uma certa escassez de ferramentas que colaborem com o planejamento de uma rotina de estudos. Tais ferramentas podem auxiliar as atividades de ensino e o aprendizado no sentido de que os alunos poderiam refletir, mediante interação com a ferramenta, sobre melhores estratégias de estudo, e professores poderiam configurá-las para inserirem sugestões conforme suas estratégias de ensino. No intuito de colaborar com a assistência dessa necessidade, foi desenvolvido um chatterbot, intitulado Chatterbot para Hábitos Ligados à Organização dos Estudos (Chloe), com a função de auxiliar estudantes na reflexão quanto a relevância de rotinas de estudo, e na atividade de elaboração de tais, por meio de uma conversa. Na ferramenta, o usuário envia mensagens, que geralmente são perguntas, retratando suas principais dificuldades, para que o programa possa dar algumas dicas de como prosseguir no planejamento. Foram realizados testes, os quais resultaram em aperfeiçoamentos da ferramenta, e como trabalhos futuros sugere-se à disponibilização do software na web e uma validação junto a um público-alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciência da Computação" "palavra_chave" => "CHATTERBOT, ROTINAS DE ESTUDO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, FERRAMENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA3_ID1984_15052017174539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ESTER VIEIRA" "autor_email" => "vieirarester@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28881 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 1984 "titulo" => "UMA NOVA FERRAMENTA PARA APRIMORAR ROTINAS DE ESTUDO" "resumo" => "Atualmente vivemos numa sociedade em que a vida das pessoas está sempre muito atarefada. Quando se tem uma rotina diária sobrecarregada, é imprescindível que haja organização das tarefas e conciliação das atividades para que nenhuma parte seja prejudicada. Uma das ocupações a serem mais afetadas com essa sobrecarga é a vida acadêmica. Assim sendo, uma maneira de não só impedir que os estudos sejam negligenciados como também de ter um melhor aproveitamento do desempenho é com a elaboração de uma rotina de estudos. Embora laboriosa, observa-se uma certa escassez de ferramentas que colaborem com o planejamento de uma rotina de estudos. Tais ferramentas podem auxiliar as atividades de ensino e o aprendizado no sentido de que os alunos poderiam refletir, mediante interação com a ferramenta, sobre melhores estratégias de estudo, e professores poderiam configurá-las para inserirem sugestões conforme suas estratégias de ensino. No intuito de colaborar com a assistência dessa necessidade, foi desenvolvido um chatterbot, intitulado Chatterbot para Hábitos Ligados à Organização dos Estudos (Chloe), com a função de auxiliar estudantes na reflexão quanto a relevância de rotinas de estudo, e na atividade de elaboração de tais, por meio de uma conversa. Na ferramenta, o usuário envia mensagens, que geralmente são perguntas, retratando suas principais dificuldades, para que o programa possa dar algumas dicas de como prosseguir no planejamento. Foram realizados testes, os quais resultaram em aperfeiçoamentos da ferramenta, e como trabalhos futuros sugere-se à disponibilização do software na web e uma validação junto a um público-alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciência da Computação" "palavra_chave" => "CHATTERBOT, ROTINAS DE ESTUDO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, FERRAMENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA3_ID1984_15052017174539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ESTER VIEIRA" "autor_email" => "vieirarester@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }