VIEIRA, Ester Rodrigues. Uma nova ferramenta para aprimorar rotinas de estudo. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/28881>. Acesso em: 22/11/2024 21:48
Atualmente vivemos numa sociedade em que a vida das pessoas está sempre muito atarefada. Quando se tem uma rotina diária sobrecarregada, é imprescindível que haja organização das tarefas e conciliação das atividades para que nenhuma parte seja prejudicada. Uma das ocupações a serem mais afetadas com essa sobrecarga é a vida acadêmica. Assim sendo, uma maneira de não só impedir que os estudos sejam negligenciados como também de ter um melhor aproveitamento do desempenho é com a elaboração de uma rotina de estudos. Embora laboriosa, observa-se uma certa escassez de ferramentas que colaborem com o planejamento de uma rotina de estudos. Tais ferramentas podem auxiliar as atividades de ensino e o aprendizado no sentido de que os alunos poderiam refletir, mediante interação com a ferramenta, sobre melhores estratégias de estudo, e professores poderiam configurá-las para inserirem sugestões conforme suas estratégias de ensino. No intuito de colaborar com a assistência dessa necessidade, foi desenvolvido um chatterbot, intitulado Chatterbot para Hábitos Ligados à Organização dos Estudos (Chloe), com a função de auxiliar estudantes na reflexão quanto a relevância de rotinas de estudo, e na atividade de elaboração de tais, por meio de uma conversa. Na ferramenta, o usuário envia mensagens, que geralmente são perguntas, retratando suas principais dificuldades, para que o programa possa dar algumas dicas de como prosseguir no planejamento. Foram realizados testes, os quais resultaram em aperfeiçoamentos da ferramenta, e como trabalhos futuros sugere-se à disponibilização do software na web e uma validação junto a um público-alvo.