DESEVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHEMENTO SOBRE BIOQUÍMICA DAS PROTEÍNAS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28381 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "DESEVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHEMENTO SOBRE BIOQUÍMICA DAS PROTEÍNAS" "resumo" => "Os procedimentos de avaliações educacionais após de ser exposto o conteúdo em sala é estabelecido como uma tarefa didática essencial e contínua no trabalho do professor e ainda estabelece um acompanhamento sobre o processo de ensino-aprendizagem da cada aluno. Assim observar avanços na aprendizagem, problemas de desempenho para desta forma reparar os erros e dúvidas do conteúdo abordado. Logo o professor precisa planejar sua prática pedagógica visando se adequar a cada estágio em que cada aluno se encontra buscando aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno de forma ilustrativa e dinâmica promovendo uma melhor compreensão sobre o conteúdo e satisfação no aproveitamento escolar. Este trabalho teve como objetivo observar o êxito no processo de ensino-aprendizagem por meio de dados adquiridos por avaliação educacional. Com a finalidade de examinar a aprendizagem dos alunos antes da explicação do conteúdo metabolismo proteico e pós explicação. Aplicou-se um questionário para 33 alunos do 2° ano do ensino médio, na escola de Referência Joaquina lira, localizada em Aliança – PE. O questionário possuía 10 questões de múltipla escolha. Logo após responderem, o assunto foi abordado maneira ilustrativa com data show, em seguida os alunos participaram de um jogo educacional que abordava o mesmo assunto. E no final responderam o mesmo questionário com finalidade avaliativa. Como resultados foram observados melhores desempenhos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados foram regulares, o pouco tempo para um assunto com muitos detalhes não possibilitou adquirir resultados ótimos. No entanto ocorreu uma melhora significativa entre o 1° questionário e 2° questionário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO, JOGO LÚDICO, PROTEÍNAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID482_28042017131827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANIELA GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARIA DANIELA" "autor_email" => "danny.sousa50@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28381 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "DESEVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHEMENTO SOBRE BIOQUÍMICA DAS PROTEÍNAS" "resumo" => "Os procedimentos de avaliações educacionais após de ser exposto o conteúdo em sala é estabelecido como uma tarefa didática essencial e contínua no trabalho do professor e ainda estabelece um acompanhamento sobre o processo de ensino-aprendizagem da cada aluno. Assim observar avanços na aprendizagem, problemas de desempenho para desta forma reparar os erros e dúvidas do conteúdo abordado. Logo o professor precisa planejar sua prática pedagógica visando se adequar a cada estágio em que cada aluno se encontra buscando aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno de forma ilustrativa e dinâmica promovendo uma melhor compreensão sobre o conteúdo e satisfação no aproveitamento escolar. Este trabalho teve como objetivo observar o êxito no processo de ensino-aprendizagem por meio de dados adquiridos por avaliação educacional. Com a finalidade de examinar a aprendizagem dos alunos antes da explicação do conteúdo metabolismo proteico e pós explicação. Aplicou-se um questionário para 33 alunos do 2° ano do ensino médio, na escola de Referência Joaquina lira, localizada em Aliança – PE. O questionário possuía 10 questões de múltipla escolha. Logo após responderem, o assunto foi abordado maneira ilustrativa com data show, em seguida os alunos participaram de um jogo educacional que abordava o mesmo assunto. E no final responderam o mesmo questionário com finalidade avaliativa. Como resultados foram observados melhores desempenhos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados foram regulares, o pouco tempo para um assunto com muitos detalhes não possibilitou adquirir resultados ótimos. No entanto ocorreu uma melhora significativa entre o 1° questionário e 2° questionário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO, JOGO LÚDICO, PROTEÍNAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID482_28042017131827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANIELA GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARIA DANIELA" "autor_email" => "danny.sousa50@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }