O presente trabalho trata de uma atividade desenvolvida como PPCC (Prática Pedagógica Componente Curricular) realizada por alunos do 3°período de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) durante o primeiro semestre de 2015 durante a disciplina de Fisiologia Vegetal, destinado para alunos cursantes da matéria. A atividade se resume a um jogo intitulado "qual é a família", que é realizado através de 25 cartões, cada cartão contém uma família de plantas, suas principais características vegetativas, e uma imagem representativa de uma planta popularmente conhecida do grupo. o jogo funciona da seguinte maneira: a turma é dividida em duplas, em qual um representante da dupla retira os cartões do monte, e vai citando aos poucos as características daquela família pra seu parceiro, quanto mais características citadas menor a pontuação, a equipe com a maior pontuação vence a atividade. o principal intuito da atividade, não é a competição entre os alunos, e sim usar esta competição para estimular o aprendizado , tanto também como conseguir que estes licenciandos consigam aprender um conteúdo relativamente difícil, de uma maneira lúdica e irreverente, e também ao mesmo tempo passar para estes futuros professores uma ideologia, de que a lúdicidade no ensino é um método prazeroso de se aprender, e que possam utilizar futuramente com seus alunos, para conseguir traze-lôs para a disciplina, e incentivarem seu aprendizado através de atividades que quebrem a monotonia das aulas tradicionais.