As reclamações advindas dos discentes universitários, do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Química, acerca do ensino e aprendizagem de Matemática durante a educação básica, motivou os membros da equipe executora do projeto de extensão BaMat (Bases Matemáticas), a contribuir com melhorias na aprendizagem da matemática básica. Assim, o objetivo desse artigo consiste em identificar quais conteúdos matemáticos não foram estudados pelos discentes universitários durante o ensino fundamental e médio e mostrar como os resultados obtidos estão sendo utilizados para tomada de decisões dentro do projeto citado. Através da análise de questionários e entrevistas decorrentes da coleta de dados verificou-se que mais da metade dos conteúdos matemáticos informados no questionário não foram vistos durante o ensino fundamental e médio. Diante dos resultados expostos a equipe executora do projeto BaMat encontra-se em fase de elaboração, construção e apresentação de minicursos/oficinas com o uso de softwares de geometria dinâmica e construções didáticas que visem facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos básicos de forma a minimizar as dificuldades de aprendizagem desses discentes.