O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES NO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28695 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 563 "titulo" => "O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ O uso de suplemento alimentar tem se tornado algo comum entre os jovens atualmente. No Brasil tem sido observado o uso abusivo desses produtos com a finalidade ergogênica e estética. Sendo assim, o ensino de química, deve adotar conteúdos dessa natureza, afim de interdisciplinar conteúdo, orientar e determinar o grau de conhecimento dos alunos sobre tais práticas. Esta pesquisa objetiva estimar o conhecimento dos alunos do ensino médio da cidade de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, sobre o uso de suplementação alimentar, temática atual e preocupante e que é pouco difundida em sala de aula. A mesma é apresentada de forma descritiva e quantitativa sendo dividida em dois momentos, no primeiro aplicou-se um questionário e no segundo momento foi apresentada a definição de suplemento alimentar com exemplos e suas composições químicas. De posse dos resultados obtidos foi possível constatar que 67% dos alunos utilizam algum tipo de suplemento alimentar, sendo que 30% consomem com o intuito de ganhar massa muscular, mas 67% deles confirmaram não ter nenhum conhecimento ou informação dos efeitos que o uso descontrolado destes produtos possa eventualmente provocar no organismo. A escola deve associar uma abordagem CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e contribuir para formar cidadãos críticos, questionadores e que saibam empregar os conhecimentos escolares vividos em sala de aula com aqueles adquiridos no seu cotidiano, despertando nos discentes o interesse pela atividade física a fim de evitar que façam uso equivocado desses produtos. \r\n \r\n Palavras-Chave: Suplemento alimentar; Ensino médio; Abordagem CTS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "SUPLEMENTO ALIMENTAR, ENSINO MÉDIO, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID563_01052017133428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DANTAS DUARTE" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "duartepb2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28695 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 563 "titulo" => "O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ O uso de suplemento alimentar tem se tornado algo comum entre os jovens atualmente. No Brasil tem sido observado o uso abusivo desses produtos com a finalidade ergogênica e estética. Sendo assim, o ensino de química, deve adotar conteúdos dessa natureza, afim de interdisciplinar conteúdo, orientar e determinar o grau de conhecimento dos alunos sobre tais práticas. Esta pesquisa objetiva estimar o conhecimento dos alunos do ensino médio da cidade de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, sobre o uso de suplementação alimentar, temática atual e preocupante e que é pouco difundida em sala de aula. A mesma é apresentada de forma descritiva e quantitativa sendo dividida em dois momentos, no primeiro aplicou-se um questionário e no segundo momento foi apresentada a definição de suplemento alimentar com exemplos e suas composições químicas. De posse dos resultados obtidos foi possível constatar que 67% dos alunos utilizam algum tipo de suplemento alimentar, sendo que 30% consomem com o intuito de ganhar massa muscular, mas 67% deles confirmaram não ter nenhum conhecimento ou informação dos efeitos que o uso descontrolado destes produtos possa eventualmente provocar no organismo. A escola deve associar uma abordagem CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e contribuir para formar cidadãos críticos, questionadores e que saibam empregar os conhecimentos escolares vividos em sala de aula com aqueles adquiridos no seu cotidiano, despertando nos discentes o interesse pela atividade física a fim de evitar que façam uso equivocado desses produtos. \r\n \r\n Palavras-Chave: Suplemento alimentar; Ensino médio; Abordagem CTS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "SUPLEMENTO ALIMENTAR, ENSINO MÉDIO, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID563_01052017133428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DANTAS DUARTE" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "duartepb2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }