Sem dúvidas o uso de atividades lúdicas que auxiliem a formação de conceitos em aulas de matemática é uma ferramenta que potencializa tanto a relação ensino-aprendizagem, quanto a motivação dos alunos pelo caráter de brincadeira, no qual o aluno aprende se divertindo e não com todo o pragmatismo característico das aulas de matemática, quando tantas vezes ele é bombardeado pro uma enxurrada de fórmulas e equações. Nesta proposta apresenta-se uma breve abordagem sobre quebra-cabeças como atividades lúdicas aplicadas a aulas de matemática, objetivando, propor um estudo sobre possibilidades de aplicação de uma atividade lúdica no ensino de Matemática na Educação Básica. Aqui busca-se dar uma pequena contribuição no que se refere a melhora do ensino de matemática, a motivação dos alunos e a formação de conceitos matemáticos sem o pragmatismo do ato de decorar.Finaliza-se dizendo que as relevantes abordagens feitas aqui para o uso de quebra-cabeças em aulas de matemática atingiram os objetivos propostos. Observa-se também que o uso da Resolução e da exploração desses jogos, podem contribuir de maneira bastante significativa para motivar e potencializar a aprendizagem da Matemática, além de facilitar a compreensão de como os conceitos se desenvolvem, podendo suscitar oportunidades para a investigação em matemática.