BO, Daniel Dal et al.. Microscopia na escola pública: uma possibilidade. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/28617>. Acesso em: 22/11/2024 15:27
O microscópio tem se constituído como uma ferramenta de grande importância para a ciência. Enquanto professores de ensino de ciências, entendemos a importância do referido aparelho nas aulas práticas, no entanto, na realidade das escolas públicas da maioria das cidades no Brasil, nem sempre é possível ter um microscópio à disposição para que os alunos entendam assuntos relacionados ao mundo invisível à olho nu. Com o objetivo de realizar a confecção de um microscópio “caseiro” e sua posterior utilização em sala de aula, alunos de uma escola pública, sob a orientação do professor, construíram um microscópio utilizando tábuas de madeira, parafusos, porcas, arruelas, case de DVD, lente de drive de DVD, tampas de amaciante, lâmpadas de LED, fios elétricos, pilhas e um celular com câmera. O protótipo de microscópio utilizando celular apresentou resultados bastante motivadores, uma vez que a imagem ampliada por este aparelho pôde ser claramente observada pela tela do celular, permitindo distinguir desde células de um epitélio de cebola corada com azul de metileno a grãos de areia e poeira. As imagens observadas foram também fotografadas pelo próprio celular, usado como tela, permitindo assim, que o aluno tivesse à disposição uma imagem para comparar com figuras disponíveis em livros didáticos e/ou sites de busca. Durante uma aula de ciências, a socialização da descoberta permite a interação mais dinâmica dos alunos com o conhecimento científico. Através da participação efetiva dos alunos, estes podem tornarem-se autores do próprio desenvolvimento, seja intelectual, emocional e social, neste caso, principalmente intelectual.