Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ALINHANDO AULAS EM CLASSE COM EXPERIMENTAÇÃO EXTRACLASSE: UMA ALTERNATIVA PARA AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE APRENDER QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ATIVIDADE EXTRACLASSE, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28127
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 1851
    "titulo" => "ALINHANDO AULAS EM CLASSE COM EXPERIMENTAÇÃO EXTRACLASSE: UMA ALTERNATIVA PARA AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE APRENDER QUÍMICA"
    "resumo" => "Entendendo os problemas existentes na educação, e de forma mas específica, os que envolvem o ensino de Química, como o pouco tempo disponível para o componente curricular, a graduanda, no âmbito do Estágio Supervisionado em Química IV, esboçou, desenvolveu e avaliou um projeto pedagógico  baseado em ampliar o tempo e os espaços para ensinar Química à uma turma de 3ª série do Ensino Médio em uma escola estadual de Vitória da Conquista - BA. Os objetivos da proposta metodológica foram vincular os estudos teóricos da sala de aula à experimentação extraclasse, aliada a conhecimentos cotidianos, e, analisar a realidade da escola frente a expansão temporal. A metodologia adotada levou em conta o reconhecimento dos perfis da instituição e da turma para a montagem da proposta. Assim, foi possível a escola, e, anseio da maioria do alunado, o trabalho experimental. Esse norteou-se pelas discussões acerca dos medicamentos, sua história, avanços, perigos e nomenclaturas próprias, chegando, assim, ao estudo dos fármacos e de forma específica do Ácido Acetil Salicílico (AAS), que foi sintetizado pelos alunos, levando-se em consideração que em sala estudavam as funções orgânicas. O envolvimento e interesse do grupo de estudantes que usufruíram do projeto, bem como seu desempenho nas aulas e avaliações curriculares foram satisfatórios. Mostrou-se que esse método tem potencial para qualificar o ensino de Química. Contudo, poucos alunos participaram das aulas extras, apontando que a ampliação do tempo do aluno na escola, que avança nas políticas nacionais da educação, carece de investimentos e organizações necessários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ATIVIDADE EXTRACLASSE, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID1851_09052017202337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALVANI SILVA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "DALVANI DUARTE"
    "autor_email" => "dalvanisduarte@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28127
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 1851
    "titulo" => "ALINHANDO AULAS EM CLASSE COM EXPERIMENTAÇÃO EXTRACLASSE: UMA ALTERNATIVA PARA AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE APRENDER QUÍMICA"
    "resumo" => "Entendendo os problemas existentes na educação, e de forma mas específica, os que envolvem o ensino de Química, como o pouco tempo disponível para o componente curricular, a graduanda, no âmbito do Estágio Supervisionado em Química IV, esboçou, desenvolveu e avaliou um projeto pedagógico  baseado em ampliar o tempo e os espaços para ensinar Química à uma turma de 3ª série do Ensino Médio em uma escola estadual de Vitória da Conquista - BA. Os objetivos da proposta metodológica foram vincular os estudos teóricos da sala de aula à experimentação extraclasse, aliada a conhecimentos cotidianos, e, analisar a realidade da escola frente a expansão temporal. A metodologia adotada levou em conta o reconhecimento dos perfis da instituição e da turma para a montagem da proposta. Assim, foi possível a escola, e, anseio da maioria do alunado, o trabalho experimental. Esse norteou-se pelas discussões acerca dos medicamentos, sua história, avanços, perigos e nomenclaturas próprias, chegando, assim, ao estudo dos fármacos e de forma específica do Ácido Acetil Salicílico (AAS), que foi sintetizado pelos alunos, levando-se em consideração que em sala estudavam as funções orgânicas. O envolvimento e interesse do grupo de estudantes que usufruíram do projeto, bem como seu desempenho nas aulas e avaliações curriculares foram satisfatórios. Mostrou-se que esse método tem potencial para qualificar o ensino de Química. Contudo, poucos alunos participaram das aulas extras, apontando que a ampliação do tempo do aluno na escola, que avança nas políticas nacionais da educação, carece de investimentos e organizações necessários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ATIVIDADE EXTRACLASSE, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID1851_09052017202337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALVANI SILVA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "DALVANI DUARTE"
    "autor_email" => "dalvanisduarte@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Entendendo os problemas existentes na educação, e de forma mas específica, os que envolvem o ensino de Química, como o pouco tempo disponível para o componente curricular, a graduanda, no âmbito do Estágio Supervisionado em Química IV, esboçou, desenvolveu e avaliou um projeto pedagógico baseado em ampliar o tempo e os espaços para ensinar Química à uma turma de 3ª série do Ensino Médio em uma escola estadual de Vitória da Conquista - BA. Os objetivos da proposta metodológica foram vincular os estudos teóricos da sala de aula à experimentação extraclasse, aliada a conhecimentos cotidianos, e, analisar a realidade da escola frente a expansão temporal. A metodologia adotada levou em conta o reconhecimento dos perfis da instituição e da turma para a montagem da proposta. Assim, foi possível a escola, e, anseio da maioria do alunado, o trabalho experimental. Esse norteou-se pelas discussões acerca dos medicamentos, sua história, avanços, perigos e nomenclaturas próprias, chegando, assim, ao estudo dos fármacos e de forma específica do Ácido Acetil Salicílico (AAS), que foi sintetizado pelos alunos, levando-se em consideração que em sala estudavam as funções orgânicas. O envolvimento e interesse do grupo de estudantes que usufruíram do projeto, bem como seu desempenho nas aulas e avaliações curriculares foram satisfatórios. Mostrou-se que esse método tem potencial para qualificar o ensino de Química. Contudo, poucos alunos participaram das aulas extras, apontando que a ampliação do tempo do aluno na escola, que avança nas políticas nacionais da educação, carece de investimentos e organizações necessários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.