Este trabalho relata uma experiencia vivenciada por alunos da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité - PB e estudantes da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza, localizada na cidade de Jaçana – RN. A origem do estudo se manifestou na disciplina Metodologia de ensino em Matemática III, onde foi proposto trabalhar alguma das tendencias em educação matemática, com os alunos do ensino médio, cujo objetivo dessa pesquisa é de analisar a compreensão dos alunos do 3º ano sobre problemas com Números e operações com intuito de observar o desempenho dos alunos ao lidar com os algoritmos de números negativos e positivos. Durante a atividade, os alunos apresentaram algumas dificuldades com as operações, as quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos recorrentes da Educação Básica em Matemática. No entanto, essas deficiências foram sendo superadas a partir que íamos fazendo as intervenções e da resolução de problemas. Procuramos nos preparar para conduzir as atividades, buscando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e pela Matemática. Diante disso, percebemos como o Jogo Matix é importante para o "fazer matemática" com alunos nos anos finais do ensino médio, tornando uma aula realmente construtivista e significativa.