Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGO MATIX NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA AS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: JOGO MATIX, NÚMEROS INTEIROS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28589
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 583
    "inscrito_id" => 486
    "titulo" => "JOGO MATIX NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA AS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS NO 3º ANO DO  ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiencia vivenciada por alunos da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité - PB e estudantes da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza, localizada na cidade de Jaçana – RN. A origem do estudo se manifestou  na disciplina Metodologia de ensino em Matemática III, onde foi proposto trabalhar alguma das tendencias em educação matemática, com os alunos do ensino médio, cujo objetivo dessa pesquisa é de analisar a compreensão dos alunos do 3º ano sobre problemas com Números e operações com intuito de observar o desempenho dos alunos ao lidar com os algoritmos de números negativos e positivos.  Durante a atividade, os alunos apresentaram algumas dificuldades com as operações, as quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos recorrentes da Educação Básica em Matemática. No entanto, essas deficiências foram sendo superadas a partir que íamos fazendo as intervenções e da resolução de problemas. Procuramos nos preparar para conduzir as atividades, buscando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e pela Matemática. Diante disso, percebemos como o Jogo Matix é importante para o "fazer matemática"  com  alunos nos anos finais do ensino médio, tornando uma aula realmente construtivista e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO MATIX, NÚMEROS INTEIROS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID486_02052017171517.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR RAPHAEL "
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITÉ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28589
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 583
    "inscrito_id" => 486
    "titulo" => "JOGO MATIX NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA AS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS NO 3º ANO DO  ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiencia vivenciada por alunos da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité - PB e estudantes da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza, localizada na cidade de Jaçana – RN. A origem do estudo se manifestou  na disciplina Metodologia de ensino em Matemática III, onde foi proposto trabalhar alguma das tendencias em educação matemática, com os alunos do ensino médio, cujo objetivo dessa pesquisa é de analisar a compreensão dos alunos do 3º ano sobre problemas com Números e operações com intuito de observar o desempenho dos alunos ao lidar com os algoritmos de números negativos e positivos.  Durante a atividade, os alunos apresentaram algumas dificuldades com as operações, as quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos recorrentes da Educação Básica em Matemática. No entanto, essas deficiências foram sendo superadas a partir que íamos fazendo as intervenções e da resolução de problemas. Procuramos nos preparar para conduzir as atividades, buscando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e pela Matemática. Diante disso, percebemos como o Jogo Matix é importante para o "fazer matemática"  com  alunos nos anos finais do ensino médio, tornando uma aula realmente construtivista e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO MATIX, NÚMEROS INTEIROS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID486_02052017171517.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR RAPHAEL "
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITÉ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este trabalho relata uma experiencia vivenciada por alunos da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité - PB e estudantes da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza, localizada na cidade de Jaçana – RN. A origem do estudo se manifestou na disciplina Metodologia de ensino em Matemática III, onde foi proposto trabalhar alguma das tendencias em educação matemática, com os alunos do ensino médio, cujo objetivo dessa pesquisa é de analisar a compreensão dos alunos do 3º ano sobre problemas com Números e operações com intuito de observar o desempenho dos alunos ao lidar com os algoritmos de números negativos e positivos. Durante a atividade, os alunos apresentaram algumas dificuldades com as operações, as quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos recorrentes da Educação Básica em Matemática. No entanto, essas deficiências foram sendo superadas a partir que íamos fazendo as intervenções e da resolução de problemas. Procuramos nos preparar para conduzir as atividades, buscando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e pela Matemática. Diante disso, percebemos como o Jogo Matix é importante para o "fazer matemática" com alunos nos anos finais do ensino médio, tornando uma aula realmente construtivista e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.