O projeto em questão têm como propósito mostrar para os alunos de graduação em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará do Campus do Baixo Tocantins/Cametá, que o laboratório de física tem um papel importante na educação cientifica e colocar os estudantes em contato com os fenômenos descritos por leis e teorias que permeiam os conteúdos físicos da termologia e suas aplicações, como a propagação de calor e suas especificidades com o intuito de aproximação do que foi ensinado em sala de aula em práticas de laboratórios. Para atingirmos esse objetivo utilizei alguns equipamentos para experimentação do laboratório de física. A proposta foi aplicada em um laboratório da universidade de Cametá. Ela foi realizada seguindo uma metodologia que considerou as concepções prévias dos estudantes para fins de comparação dos resultados obtidos após o desenvolvimento da mesma. O trabalho foi realizado em uma turma de Ciências naturais/2015. Para que houvesse maior interação e troca de ideias entre eles, no fim da atividade eles foram separados em grupos para responder algumas questões sobre as propagações de calor e assim ser possível detectar se a experiência foi construtiva para o seu conhecimento. Após análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa e comparados com as respostas previamente dadas no início da aula verificou-se que houve um aumento significativo acerca do fenômeno estudado.