Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: ENSINOS, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) Física
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28102
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A qualidade no ensino de Física não se resume às bases teóricas da mesma, mas também à introdução de elementos didáticos, como, aulas práticas experimentais, à luz de teorias do ensino e da aprendizagem. Sob esse olhar realizamos, junto aos/às estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, uma das ações do Subprojeto de Física (PIBID/CFP/UFCG) na referida escola: a utilização de materiais alternativos para introdução dos conceitos da Física, buscando observar contribuições dessa abordagem metodológica para uma melhor compreensão dos mesmos, possibilitando maior interação entre professor/a-conteúdo-estudante. Inicialmente, organizamos debates referentes aos conteúdos da Física, junto aos/às discentes, com intuito de mobilizar a curiosidade epistemológica e interesse pela disciplina enquanto produtora de cultura. Organizamos uma aula que foi ministrada fora da sala tradicional, no intuito de otimizar os demais ambientes educativos presentes na Escola, realizamos uma oficina pedagógica de produção de materiais de baixo custo que contou com a participação ativa dos/as estudantes no desenvolvimento de experimentos voltados para a área da ciência e tecnologia sob nossa orientação,  os quais foram produzidos e apresentados pelos/as próprio/as estudantes, resultando em discussões pertinentes. Concluímos que o uso de experimentos alternativos e de baixo custo se apresenta como uma forte ferramenta para se adequar às novas perspectivas e novos desafios encontrados em sala de aula e observamos que a inserção dos mesmos possibilitou uma maior interação entre professor e aluno, além de ter criado um clima mais favorável ao aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "ENSINOS, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID447_01052017221445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEVERTON LEITE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WEVERTON LEITE"
    "autor_email" => "wevertonsula@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28102
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A qualidade no ensino de Física não se resume às bases teóricas da mesma, mas também à introdução de elementos didáticos, como, aulas práticas experimentais, à luz de teorias do ensino e da aprendizagem. Sob esse olhar realizamos, junto aos/às estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, uma das ações do Subprojeto de Física (PIBID/CFP/UFCG) na referida escola: a utilização de materiais alternativos para introdução dos conceitos da Física, buscando observar contribuições dessa abordagem metodológica para uma melhor compreensão dos mesmos, possibilitando maior interação entre professor/a-conteúdo-estudante. Inicialmente, organizamos debates referentes aos conteúdos da Física, junto aos/às discentes, com intuito de mobilizar a curiosidade epistemológica e interesse pela disciplina enquanto produtora de cultura. Organizamos uma aula que foi ministrada fora da sala tradicional, no intuito de otimizar os demais ambientes educativos presentes na Escola, realizamos uma oficina pedagógica de produção de materiais de baixo custo que contou com a participação ativa dos/as estudantes no desenvolvimento de experimentos voltados para a área da ciência e tecnologia sob nossa orientação,  os quais foram produzidos e apresentados pelos/as próprio/as estudantes, resultando em discussões pertinentes. Concluímos que o uso de experimentos alternativos e de baixo custo se apresenta como uma forte ferramenta para se adequar às novas perspectivas e novos desafios encontrados em sala de aula e observamos que a inserção dos mesmos possibilitou uma maior interação entre professor e aluno, além de ter criado um clima mais favorável ao aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "ENSINOS, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID447_01052017221445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEVERTON LEITE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WEVERTON LEITE"
    "autor_email" => "wevertonsula@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A qualidade no ensino de Física não se resume às bases teóricas da mesma, mas também à introdução de elementos didáticos, como, aulas práticas experimentais, à luz de teorias do ensino e da aprendizagem. Sob esse olhar realizamos, junto aos/às estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, uma das ações do Subprojeto de Física (PIBID/CFP/UFCG) na referida escola: a utilização de materiais alternativos para introdução dos conceitos da Física, buscando observar contribuições dessa abordagem metodológica para uma melhor compreensão dos mesmos, possibilitando maior interação entre professor/a-conteúdo-estudante. Inicialmente, organizamos debates referentes aos conteúdos da Física, junto aos/às discentes, com intuito de mobilizar a curiosidade epistemológica e interesse pela disciplina enquanto produtora de cultura. Organizamos uma aula que foi ministrada fora da sala tradicional, no intuito de otimizar os demais ambientes educativos presentes na Escola, realizamos uma oficina pedagógica de produção de materiais de baixo custo que contou com a participação ativa dos/as estudantes no desenvolvimento de experimentos voltados para a área da ciência e tecnologia sob nossa orientação, os quais foram produzidos e apresentados pelos/as próprio/as estudantes, resultando em discussões pertinentes. Concluímos que o uso de experimentos alternativos e de baixo custo se apresenta como uma forte ferramenta para se adequar às novas perspectivas e novos desafios encontrados em sala de aula e observamos que a inserção dos mesmos possibilitou uma maior interação entre professor e aluno, além de ter criado um clima mais favorável ao aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.