Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O VALOR SOCIAL DA LEITURA: ANALISANDO PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: Práticas Leitoras, Contação De História, Valor Social Da Leitura Comunicação Oral 14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 281
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "O VALOR SOCIAL DA LEITURA: ANALISANDO PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O trabalho que segue é um recorte da pesquisa: “Análise das práticas de leitura na educação infantil e suas contribuições para a (não) formação do leitor” (LOPES, 2012), cujo foi produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM; que tem como objetivo analisar  o valor social da leitura para a formação do sujeito. Esse recorte objetiva levantar uma discussão acerca do valor atribuído à leitura na sociedade, a importância da formação da leitura e ainda qual o objetivo de ouvir e contar histórias para crianças não letradas. Entre os referenciais teóricos estudados estão Silva (2010), Micheletti (2006), Solé (1998), que vem discutir as práticas de leitura numa perspectiva de formação leitora. Á luz desses referenciais, foram levantadas discussões e a partir da análise do banco de dados da referente pesquisa foi possível trazer à tona a discussão acerca de práticas voltadas para as leitura realizadas em sala e suas contribuições para a formação do leitor. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionários com professores de Educação Infantil que antendesse a crinças na faixa etária entre 3 e 6 anos. Diante disso, foi possível concluir que apesar de se valorizar a prática leitora, muito se tem a caminhar até que a leitura em salas de Educação Infantil sejam realizadas com foco na formação da leitora da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Práticas leitoras, Contação de história, Valor social da leitura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "02a9cd57b162e56d87247238a814ace1_493.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERCIMARA JERSICA MOURA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "JERCIMARA LOPES"
    "autor_email" => "jerci_mara@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 281
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "O VALOR SOCIAL DA LEITURA: ANALISANDO PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O trabalho que segue é um recorte da pesquisa: “Análise das práticas de leitura na educação infantil e suas contribuições para a (não) formação do leitor” (LOPES, 2012), cujo foi produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM; que tem como objetivo analisar  o valor social da leitura para a formação do sujeito. Esse recorte objetiva levantar uma discussão acerca do valor atribuído à leitura na sociedade, a importância da formação da leitura e ainda qual o objetivo de ouvir e contar histórias para crianças não letradas. Entre os referenciais teóricos estudados estão Silva (2010), Micheletti (2006), Solé (1998), que vem discutir as práticas de leitura numa perspectiva de formação leitora. Á luz desses referenciais, foram levantadas discussões e a partir da análise do banco de dados da referente pesquisa foi possível trazer à tona a discussão acerca de práticas voltadas para as leitura realizadas em sala e suas contribuições para a formação do leitor. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionários com professores de Educação Infantil que antendesse a crinças na faixa etária entre 3 e 6 anos. Diante disso, foi possível concluir que apesar de se valorizar a prática leitora, muito se tem a caminhar até que a leitura em salas de Educação Infantil sejam realizadas com foco na formação da leitora da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Práticas leitoras, Contação de história, Valor social da leitura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "02a9cd57b162e56d87247238a814ace1_493.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERCIMARA JERSICA MOURA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "JERCIMARA LOPES"
    "autor_email" => "jerci_mara@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O trabalho que segue é um recorte da pesquisa: “Análise das práticas de leitura na educação infantil e suas contribuições para a (não) formação do leitor” (LOPES, 2012), cujo foi produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM; que tem como objetivo analisar o valor social da leitura para a formação do sujeito. Esse recorte objetiva levantar uma discussão acerca do valor atribuído à leitura na sociedade, a importância da formação da leitura e ainda qual o objetivo de ouvir e contar histórias para crianças não letradas. Entre os referenciais teóricos estudados estão Silva (2010), Micheletti (2006), Solé (1998), que vem discutir as práticas de leitura numa perspectiva de formação leitora. Á luz desses referenciais, foram levantadas discussões e a partir da análise do banco de dados da referente pesquisa foi possível trazer à tona a discussão acerca de práticas voltadas para as leitura realizadas em sala e suas contribuições para a formação do leitor. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionários com professores de Educação Infantil que antendesse a crinças na faixa etária entre 3 e 6 anos. Diante disso, foi possível concluir que apesar de se valorizar a prática leitora, muito se tem a caminhar até que a leitura em salas de Educação Infantil sejam realizadas com foco na formação da leitora da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.