O trabalho que segue é um recorte da pesquisa: “Análise das práticas de leitura na educação infantil e suas contribuições para a (não) formação do leitor” (LOPES, 2012), cujo foi produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM; que tem como objetivo analisar o valor social da leitura para a formação do sujeito. Esse recorte objetiva levantar uma discussão acerca do valor atribuído à leitura na sociedade, a importância da formação da leitura e ainda qual o objetivo de ouvir e contar histórias para crianças não letradas. Entre os referenciais teóricos estudados estão Silva (2010), Micheletti (2006), Solé (1998), que vem discutir as práticas de leitura numa perspectiva de formação leitora. Á luz desses referenciais, foram levantadas discussões e a partir da análise do banco de dados da referente pesquisa foi possível trazer à tona a discussão acerca de práticas voltadas para as leitura realizadas em sala e suas contribuições para a formação do leitor. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionários com professores de Educação Infantil que antendesse a crinças na faixa etária entre 3 e 6 anos. Diante disso, foi possível concluir que apesar de se valorizar a prática leitora, muito se tem a caminhar até que a leitura em salas de Educação Infantil sejam realizadas com foco na formação da leitora da criança.