Na Ciência, comumente novos termos e teorias aparecem e hipóteses são refutadas. Diante disso é necessário que os estudantes estejam antenados, para acompanharem essas mudanças e prepararem-se para futuros questionamentos. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorre todos os anos retrata isso trazendo questões cotidianas e atuais sobre temas abordados nesta fase de ensino. A Paleontologia, recomendada pelos PCNs para o ensino básico brasileiro, é uma das ciências mais importantes para o entendimento da evolução dos seres vivos e da Terra. Porém essa concepção possui teorias complexas e as vezes divergentes estimulando os estudantes a atualizarem-se e dotarem-se de argumentos que discorram sobre as hipóteses mais aceitas no campo científico. Como o ENEM atualmente é uma porta de entrada às universidades, os assuntos nele abordados recebem maior ênfase. Nesse contexto o presente trabalho objetivou verificar a importância que o exame dá à Paleontologia, quando da elaboração de suas questões. Os exames de 2009 até 2016 tiveram separadas perguntas que continham termos inerentes à Paleontologia, posteriormente, esta análise foi refinada para saber quais delas realmente poderiam ser respondidas com conteúdos paleontológicos. Como resultado, apenas 1,3% de 990 questões tratavam de Paleontologia, dessas, poucas abordavam o tema satisfatoriamente, e a maioria tratava de forma superficial. Alguns termos se quer apareceram, tais quais meteoros, origem da vida e paleobotânica. Vê-se então a pouca importância que o ENEM dá à Paleontologia, deixando uma lacuna que precisa ser preenchida afim de colocar essa Ciência na posição de destaque que ela merece estar.