O ensino e aprendizagem de língua inglesa (LI) como uma língua global têm promovido o contato entre pessoas de línguas e culturas diversas. Esta pesquisa de Mestrado em Língua e Cultura em Linguística Aplicada (LA) tem como temática Cultura e Interculturalidade na formação de professores de língua inglesa (LI). Este trabalho parte de duas perguntas iniciais de pesquisa assim intituladas: Quais as implicações da discussão sobre as representações culturais abordadas no seriado de TV “Modern Family” na formação de professores de LI em pré-serviço a partir de uma perspectiva intercultural? Como os professores em formação se posicionam quanto ao uso de uma perspectiva intercultural na aula de língua inglesa? Objetiva-se, principalmente, relatar as implicações da discussão sobre as temáticas culturais abordadas no seriado de TV Modern Family na formação dos professores. Trata-se de uma pesquisa fundada em uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico e de caráter interpretativista que terá como sujeitos cinco professores em pré-serviço de uma turma de nível avançado do curso de Letras com Inglês da Universidade do Estado da Bahia, campus XIV, Conceição do Coité, Bahia, ministrada por um professor efetivo da UNEB. Pretende-se expor esses professores em pré-serviço a variadas temáticas apresentadas no seriado de TV Modern Family tais como relações familiares, discriminação racial, relações homoafetivas etc. Imediatamente após a exposição de cada uma delas em sala de aula, o professor formador irá estimular um debate sobre aquelas referencias culturais na cultura estrangeira para que os professores em pré-serviço possam estabelecer uma relação dialógica com sua própria cultura. Além disso, desejo, também, investigar e refletir sobre as possibilidades de interferência desses processos na formação docente dos alunos voluntários dessa pesquisa e como eles pensam o uso de um material didático autêntico em relação ao livro didático usualmente adotado nas aulas de língua inglesa, considerando a perspectiva intercultural. Em relação à geração de dados, serão usados dois questionários, entrevista com cada professor em formação e registros etnográficos (gravação de duas aulas e a consequente transcrição). A análise de dados será feita de maneira interpretativista levando em consideração a interpretação do pesquisador sobre os dados gerados e triangulados com os demais dados obtidos pelos instrumentos mencionados. Esta pesquisa tem como principais pilares teóricos o conceito de cultura indicados por Santos (1996), Giddens (1996), Interculturalidade desenvolvidos por Mendes (2007) e Competência Comunicativa Intercultural na visão de Byram (1997). Os resultados parciais desta investigação revelam-se úteis na medida em que representam o reconhecimento dos professores em pré-serviço da relevância de uma reflexão sobre representações culturais à luz da perspectiva intercultural para a aula de língua inglesa, além de contribuir para a formação de sujeitos mais críticos e culturalmente sensíveis à cultura do outro.
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa, Perspectiva intercultural, Professores em pré-serviço.