Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

RAZÕES PARA SER PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO DE MEMORIAIS ACADÊMICOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, ISD, VOZES ENUNCIATIVAS Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27624
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => "RAZÕES PARA SER PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA  À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO DE MEMORIAIS ACADÊMICOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "É no componente curricular Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I, ofertado em cursos de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, que licenciandos têm a oportunidade de articular o conhecimento teórico com a realidade de ensino. Para tanto, realiza-se, nesse componente, reflexões sobre formação docente (PERES, 2010; ARAÚJO, 2012; FREITAS, 2014) que permitam (re)definir representações sobre ser professor de língua portuguesa tanto para aqueles que nunca tiveram contato com a docência quanto para aqueles que já dividem a formação inicial com o trabalho docente. A fim de analisar as marcas de responsabilização enunciativa desses agentes sociais materializadas em memoriais acadêmicos, este artigo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre as razões para ser professor de Língua Portuguesa? Para responder a essa questão, tem-se por objetivo geral investigar marcas de responsabilização enunciativas evidenciadas em textos-escritos. Especificamente, objetiva identificar as vozes presentes em memoriais acadêmicos e analisá-las com base no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, essencialmente, no nível dos mecanismos enunciativos ou da responsabilização enunciativa presente na arquitetura textual, a partir do agenciamento das vozes discursivas, de acordo com as ponderações de Bronckart (2012 [1999]; 2006; 2008). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa documental (SEVERINO, 2007). O corpus é constituído por um conjunto de memoriais acadêmicos que tematiza sobre as razões para ser professor de língua portuguesa, solicitados pelo autor deste artigo, na condição de professor-formador, e produzidos por alunos em uma disciplina de Estágio supervisionado em Língua Portuguesa I, no período de 2016.2, ao curso de Letras, noturno, Campus VI, Monteiro, da UEPB. Os resultados sinalizam o agenciamento de dois tipos de vozes: vozes do autor empírico e vozes de personagens, com a alegação de que a esta última é reconhecida, por inferência, a manutenção de vozes sociais. A primeira representando a própria voz do autor, em momentos em que se assume como responsável pelo querer ser em virtude do poder ser haja vista as (pseudo)escolhas no campo profissional. A segunda representando a imagem de terceiros reais e imaginários, vistos como motivadores ou provocadores na/da escolha do ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ISD, VOZES ENUNCIATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID791_19022017124854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERMANO"
    "autor_email" => "hermanoliveira.letras@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27624
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => "RAZÕES PARA SER PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA  À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO DE MEMORIAIS ACADÊMICOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "É no componente curricular Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I, ofertado em cursos de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, que licenciandos têm a oportunidade de articular o conhecimento teórico com a realidade de ensino. Para tanto, realiza-se, nesse componente, reflexões sobre formação docente (PERES, 2010; ARAÚJO, 2012; FREITAS, 2014) que permitam (re)definir representações sobre ser professor de língua portuguesa tanto para aqueles que nunca tiveram contato com a docência quanto para aqueles que já dividem a formação inicial com o trabalho docente. A fim de analisar as marcas de responsabilização enunciativa desses agentes sociais materializadas em memoriais acadêmicos, este artigo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre as razões para ser professor de Língua Portuguesa? Para responder a essa questão, tem-se por objetivo geral investigar marcas de responsabilização enunciativas evidenciadas em textos-escritos. Especificamente, objetiva identificar as vozes presentes em memoriais acadêmicos e analisá-las com base no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, essencialmente, no nível dos mecanismos enunciativos ou da responsabilização enunciativa presente na arquitetura textual, a partir do agenciamento das vozes discursivas, de acordo com as ponderações de Bronckart (2012 [1999]; 2006; 2008). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa documental (SEVERINO, 2007). O corpus é constituído por um conjunto de memoriais acadêmicos que tematiza sobre as razões para ser professor de língua portuguesa, solicitados pelo autor deste artigo, na condição de professor-formador, e produzidos por alunos em uma disciplina de Estágio supervisionado em Língua Portuguesa I, no período de 2016.2, ao curso de Letras, noturno, Campus VI, Monteiro, da UEPB. Os resultados sinalizam o agenciamento de dois tipos de vozes: vozes do autor empírico e vozes de personagens, com a alegação de que a esta última é reconhecida, por inferência, a manutenção de vozes sociais. A primeira representando a própria voz do autor, em momentos em que se assume como responsável pelo querer ser em virtude do poder ser haja vista as (pseudo)escolhas no campo profissional. A segunda representando a imagem de terceiros reais e imaginários, vistos como motivadores ou provocadores na/da escolha do ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ISD, VOZES ENUNCIATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID791_19022017124854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERMANO"
    "autor_email" => "hermanoliveira.letras@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

É no componente curricular Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I, ofertado em cursos de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, que licenciandos têm a oportunidade de articular o conhecimento teórico com a realidade de ensino. Para tanto, realiza-se, nesse componente, reflexões sobre formação docente (PERES, 2010; ARAÚJO, 2012; FREITAS, 2014) que permitam (re)definir representações sobre ser professor de língua portuguesa tanto para aqueles que nunca tiveram contato com a docência quanto para aqueles que já dividem a formação inicial com o trabalho docente. A fim de analisar as marcas de responsabilização enunciativa desses agentes sociais materializadas em memoriais acadêmicos, este artigo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre as razões para ser professor de Língua Portuguesa? Para responder a essa questão, tem-se por objetivo geral investigar marcas de responsabilização enunciativas evidenciadas em textos-escritos. Especificamente, objetiva identificar as vozes presentes em memoriais acadêmicos e analisá-las com base no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, essencialmente, no nível dos mecanismos enunciativos ou da responsabilização enunciativa presente na arquitetura textual, a partir do agenciamento das vozes discursivas, de acordo com as ponderações de Bronckart (2012 [1999]; 2006; 2008). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa documental (SEVERINO, 2007). O corpus é constituído por um conjunto de memoriais acadêmicos que tematiza sobre as razões para ser professor de língua portuguesa, solicitados pelo autor deste artigo, na condição de professor-formador, e produzidos por alunos em uma disciplina de Estágio supervisionado em Língua Portuguesa I, no período de 2016.2, ao curso de Letras, noturno, Campus VI, Monteiro, da UEPB. Os resultados sinalizam o agenciamento de dois tipos de vozes: vozes do autor empírico e vozes de personagens, com a alegação de que a esta última é reconhecida, por inferência, a manutenção de vozes sociais. A primeira representando a própria voz do autor, em momentos em que se assume como responsável pelo querer ser em virtude do poder ser haja vista as (pseudo)escolhas no campo profissional. A segunda representando a imagem de terceiros reais e imaginários, vistos como motivadores ou provocadores na/da escolha do ser professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.