Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

OS EFEITOS DE SENTIDO NA PRODUÇÃO DISCURSIVA TIRINHA DA MAFALDA: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO MULHER E AS RELAÇÕES DE PODER/SABER.

Palavra-chaves: DISCURSO, SUJEITO, PODER Comunicação Oral (CO) GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: Diante de uma análise do discurso das tirinhas da Mafalda, objetivamos neste trabalho analisar a construção dos efeitos de sentido constituídos nos discursos das tirinhas da Mafalda, considerando as relações de poder/saber produzidas no campo discursivo. Para esta análise, recorremos aos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha Francesa, a partir da contribuição de Michel Pêcheux e Michel Foucault, mobilizando categorias como: discurso, sentido, interdiscurso, memória discursiva, condições de produção, formação discursiva, relações de poder/saber, para discutir os efeitos de sentidos no discurso. Nossa pesquisa destaca como objeto de estudo, as tirinhas da personagem Mafalda, criadas pelo desenhista argentino Joaquim salvador Lavado, mais conhecido como (Quino), que utilizou a imagem de uma menina de seis anos, para denunciar os problemas sociais da época, como por exemplo, a crítica ao lugar que o sujeito mulher ocupa, diante do estereótipo de esposa, mãe e dona de casa como únicas posições destinada ao sexo feminino. Justificamos esta escolha, pelas condições de produção do discurso, as quais propiciam a construção do sujeito mulher na rede discursiva que envolve as relações de poder/saber, oportunizando a produção de diferentes efeitos de sentido. Como metodologia, faremos pesquisa bibliográfica sobre a Análise do Discurso para marcar o lugar teórico de Pêcheux e Foucault e as categorias que serão mobilizadas no percurso analítico. Em seguida, realizaremos a análise da materialidade, explorando a produção dos efeitos de sentidos, os quais desencadeiam discussões ainda calorosas sobre a posição da mulher na sociedade com relação ao homem, marcado na história como superior, de modo que será possível mobilizar sentidos solidificados sobre o sujeito mulher, resgatados na materialidade discursiva da tirinha da Mafalda.

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