Este artigo visa avaliar o uso da literatura de cordel em duas escolas públicas municipais de ensino fundamental do município de Dona Inês/PB: Escola Humberto Lucena, situada na zona urbana e Escola Maria Ferreira, localizada na zona rural. Com esse objetivo, procurou-se analisar a contribuição da literatura de cordel para o desenvolvimento da leitura, da oralidade, estética e desempenho escolar dos alunos, visto que essa literatura faz parte da cultura popular nordestina, expressão de ludicidade e que desperta o prazer pela leitura, aproximando o educando dos saberes locais, levando-os a conhecer a história, sua ancestralidade, vivenciada a partir da leitura em sala de aula. Essa avaliação ocorreu a partir do uso das cordeltecas existentes nas escolas citadas, de como os alunos reconhecem essa cultura popular, de como ocorre o trabalho desenvolvido dentro do âmbito escolar e investiga quais dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalharem a literatura de cordel. Esse trabalho consiste em subsidiar essas escolas, mostrando que o cordel se torne uma fonte prazerosa, associada a uma vertente de conhecimento que amplie visões de mundo de uma cultura em contato, com variados vieses de outras culturas, relatando experiências vividas em sala de aula, os avanços alcançados, mas, não se propõe substituir a literatura clássica, orientando que esse tipo de leitura deve ser feita em um ambiente apropriado onde o aluno tenha tempo suficiente para explorar esse universo literário. Nesse sentido, avaliamos que a utilização do cordel nas referidas escolas, tem contribuído com a aprendizagem, fazendo o educando a valorizar essa linguagem desenvolvendo a oralidade, despertando o interesse pela literatura popular.