É cada vez mais frequente a busca dos docentes por métodos de abordagem e instrumentos didáticos mais eficazes para o ensino aprendizagem da língua. Pensando nisso, ao desenvolvermos atividades didáticas em um dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsa à Iniciação Docente (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomamos como instrumento didático para o trabalho com textos as sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Tal procedimento além de possibilitar o ensino-aprendizagem de novas práticas de linguagem, contribui para a formação de professores que reflitam sobre um ensino de língua mais produtivo para si e para os discentes. Neste artigo, objetivamos analisar se e como ocorre o aprendizado dos saberes relacionados à infraestrutura geral do texto, mais especificamente o plano geral (organização do conteúdo temático) e as sequências utilizadas para a planificação do texto; bem como refletir sobre a importância do trabalho com a Sequência Didática para o aprendizado de um gênero textual. Para tanto, realizaremos a comparação entre as várias versões de um dos artigos produzidos pelos alunos do projeto. Nosso objeto de estudo foi gerado a partir da execução de uma sequência didática de estudo do gênero Artigo de opinião elaborada e desenvolvida, no primeiro semestre de 2016, por graduandos do curso de Letras – Língua Portuguesa, sob a supervisão de uma professora da educação básica, na execução do projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, que integra o programa supracitado e é desenvolvido no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente José Jofilly, uma escola da rede estadual de ensino no munícipio de Campina Grande-PB, tendo como discentes alunos do Ensino Médio dessa escola. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa ação, que se insere na Linguística Aplicada e toma como pressuposto teórico o Interacionismo Sociodiscursivo, buscando em Bronckart (1999) aparato para análise das camadas do texto e em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) as bases para o trabalho com a Sequência Didática, bem como as orientações dos documentos oficiais parametrizadores do ensino em nosso país (PCN, 1997/1998; PCNEM, 2000; PCN+, 2002; OCEM, 2006) no que se refere às demais questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa. Os resultados obtidos apontam para progressos perceptíveis em relação ao desenvolvimento da infraetrutura geral do texto, bem como no aprimoramento das práticas de linguagem por meio do aprendizado de um novo gênero.