Este trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa monográfica desenvolvida no curso de Letras da UAG-UFRPE e apresentado sob o título: A produtividade dos estudos dialógicos da linguagem: análise verbo-visual de atividade em livro didático de língua portuguesa. Teve como objetivo analisar uma atividade do livro Português: linguagens (2010), destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, avaliado e aprovado no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2011, pelo fato de trazer, em seu conteúdo, um enunciado verbo-visual da esfera publicitária, que, por sua vez, utiliza um enunciado visual da esfera artística. A partir desse corpus, verificamos à luz da Análise Dialógica do Discurso empreendida por Bakhtin/Volochinov (2009; 2011) e alguns estudos desenvolvidos pela analista do discurso Beth Brait (2013), como e de que modo um enunciado (obra de arte) sofre mutações e se apresenta em seus novos contextos de produção e mobilização (livro didático), influenciando. A escolha de um corpus dessa natureza se justifica por apresentar contribuições de ordem diversa, tanto no que diz respeito ao âmbito didático-pedagógico quanto ao avanço de caráter teórico-metodológico. Afirmamos isso considerando a relevância da abordagem da linguagem verbo-visual em livros didáticos, indicando caminhos para o tratamento de atividades didáticas pelo viés da análise discursiva dos gêneros. Constatou-se que o enunciado obra de arte é modificado de acordo com as coerções sócio-ideológicas da esfera publicitária e linguística do livro didático, além de orientar, unicamente, para a análise linguística, sem levar em consideração o potencial discursivo e analítico que envolve o gênero em questão.