A experiência com o Estágio Curricular Supervisionado é, em si, um desafio para cursos presenciais. No que tange aos cursos a distância, esses desafios potencializam uma vez que as especificidades da modalidade impõem tanto ao professor quanto ao aluno práticas mediadas por computador que envolvem letramentos midiáticos, ensino mediado, formação a distância, além da formação docente, e a relação teoria e prática. Assim, o problema que se apresenta aqui é: de que modo o Estágio Curricular Supervisionado em curso superior a distância permite a reflexão sobre “teoria e prática”. Assim, nosso objetivo é discutir os processos de reflexão do professor em formação da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Artes Digitais. Para este estudo, selecionamos relatórios de estágio de sete alunos de diferentes polos do curso ofertado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco para analisar as práticas discursivas destes no que se refere a essa relação e suas vivências práticas em seus campos de estágio. Para esta discussão, debateremos os pressupostos teórico do estágio na formação docente a partir de Pimenta (2012) assim como em Dalmás (2008) no que respeita ao estudo e importância do planejamento escolar participativo. Também trataremos o tema a partir do olhar dos estudos da linguagem na constituição dos enunciados em Voloshinov (2013 [1930]) ao tratar os constituintes dos enunciados e sua relação com o contexto, além de tocar as questões da docência e da discência virtuais na perspectiva de Araújo e Araújo (2013) e Palloff e Pratt (2004) respectivamente. Os resultados têm mostrado que as aulas escritas virtuais na modalidade de formação a distância são pontos nodais e requerem explicitações e reflexões pontuais a fim de que os alunos possam, em tempo hábil, corresponder aos objetivos da disciplina, assim como coordenar reflexão – ação – reflexão no processo da formação. Também os relatórios têm revelado que as aulas de Estágio Curricular Supervisionado em EAD requerem movimentos auxiliados por práticas digitais de buscas diversificadas de linguagens a fim de que o aluno faça movimentos recursivos para ampliar práticas de pesquisa e compreensão do espaço escolar. Assim, tanto textos teóricos, aulas escritas e uso de outras linguagens têm se mostrado elementos constitutivos da prática da disciplina de Estágio via EAD e devem ser objeto de reflexão por parte de professores em todas as modalidades uma vez que a reflexão – ação – reflexão é uma via de mão dupla no respeita à formação de professores.