Como uma alternativa de trabalho de produção textual na escola, o presente trabalho relata uma experiência de ensino de produção de texto na perspectiva textual-interativa. Além disso, visa verificar a resposta de um grupo de estudantes do ensino fundamental frente a uma proposta interativa de escrita e reescrita de textos com a possibilidade de utilização real das suas produções ao final do processo. Para isso, foi organizada uma oficina de produção textual, desenvolvida durante as aulas de Língua Portuguesa a uma turma do 9º ano de uma escola municipal de tempo integral, situada no alto sertão de Pernambuco. Objetivando a formação de escritores autônomos numa perspectiva que contemple a relação autor-escrita-reescrita, foi proposto à turma o projeto de intervenção didática – “Uma pausa para a escrita”, adotando-se a abordagem processual da escrita, em que se realizou atividades de leitura, produção de texto, avaliação e reescrita. A proposta de produção textual envolveu o gênero artigo de opinião, e o processo de reescrita foi mediado por meio do provimento de bilhetes orientadores para cada aluno, já que essa modalidade textual proporciona a autonomia dos estudantes no que diz respeito à produção de sentidos. Diante disso, as reflexões deste trabalho estão ancoradas na concepção de bilhetes orientadores; a teoria enunciativo-discursiva bakthiniana, e da concepção marcuschiana, além de outras que tratam sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio da produção de textos. Os resultados mostram um desempenho satisfatório no que se refere às condições de escrita e reescrita do gênero textual proposto aos alunos, evidenciando que é possível realizar um trabalho de língua que possibilite ao aluno rever seus textos.