Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O PAPEL DA REESCRITA NO PROJETO DIDÁTICO DE GÊNEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

Palavra-chaves: PRODUÇÃO DE TEXTO, ARTIGO DE OPINIÃO, REESCRITA Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27527
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 135
    "titulo" => "O PAPEL DA REESCRITA NO PROJETO DIDÁTICO DE GÊNEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Como uma alternativa de trabalho de produção textual na escola, o presente trabalho relata uma experiência de ensino de produção de texto na perspectiva textual-interativa. Além disso, visa verificar a resposta de um grupo de estudantes do ensino fundamental frente a uma proposta interativa de escrita e reescrita de textos com a possibilidade de utilização real das suas produções ao final do processo. Para isso, foi organizada uma oficina de produção textual, desenvolvida durante as aulas de Língua Portuguesa a uma turma do 9º ano de uma escola municipal de tempo integral, situada no alto sertão de Pernambuco. Objetivando a formação de escritores autônomos numa perspectiva que contemple a relação autor-escrita-reescrita, foi proposto à turma o projeto de intervenção didática – “Uma pausa para a escrita”, adotando-se a abordagem processual da escrita, em que se realizou atividades de leitura, produção de texto, avaliação e reescrita. A proposta de produção textual envolveu o gênero artigo de opinião, e o processo de reescrita foi mediado por meio do provimento de bilhetes orientadores para cada aluno, já que essa modalidade textual proporciona a autonomia dos estudantes no que diz respeito à produção de sentidos. Diante disso, as reflexões deste trabalho estão ancoradas na concepção de bilhetes orientadores; a teoria enunciativo-discursiva bakthiniana, e da concepção marcuschiana, além de  outras que tratam sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio da produção de textos. Os resultados mostram um desempenho satisfatório no que se refere às condições de escrita e reescrita do gênero textual proposto aos alunos, evidenciando que é possível realizar um trabalho de língua que possibilite ao aluno rever seus textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO DE TEXTO, ARTIGO DE OPINIÃO, REESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID135_14022017145909.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MALTA"
    "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MUNICIPAL CÔNEGO TÔRRES - SEST-PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27527
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 135
    "titulo" => "O PAPEL DA REESCRITA NO PROJETO DIDÁTICO DE GÊNEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Como uma alternativa de trabalho de produção textual na escola, o presente trabalho relata uma experiência de ensino de produção de texto na perspectiva textual-interativa. Além disso, visa verificar a resposta de um grupo de estudantes do ensino fundamental frente a uma proposta interativa de escrita e reescrita de textos com a possibilidade de utilização real das suas produções ao final do processo. Para isso, foi organizada uma oficina de produção textual, desenvolvida durante as aulas de Língua Portuguesa a uma turma do 9º ano de uma escola municipal de tempo integral, situada no alto sertão de Pernambuco. Objetivando a formação de escritores autônomos numa perspectiva que contemple a relação autor-escrita-reescrita, foi proposto à turma o projeto de intervenção didática – “Uma pausa para a escrita”, adotando-se a abordagem processual da escrita, em que se realizou atividades de leitura, produção de texto, avaliação e reescrita. A proposta de produção textual envolveu o gênero artigo de opinião, e o processo de reescrita foi mediado por meio do provimento de bilhetes orientadores para cada aluno, já que essa modalidade textual proporciona a autonomia dos estudantes no que diz respeito à produção de sentidos. Diante disso, as reflexões deste trabalho estão ancoradas na concepção de bilhetes orientadores; a teoria enunciativo-discursiva bakthiniana, e da concepção marcuschiana, além de  outras que tratam sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio da produção de textos. Os resultados mostram um desempenho satisfatório no que se refere às condições de escrita e reescrita do gênero textual proposto aos alunos, evidenciando que é possível realizar um trabalho de língua que possibilite ao aluno rever seus textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO DE TEXTO, ARTIGO DE OPINIÃO, REESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID135_14022017145909.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MALTA"
    "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MUNICIPAL CÔNEGO TÔRRES - SEST-PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Como uma alternativa de trabalho de produção textual na escola, o presente trabalho relata uma experiência de ensino de produção de texto na perspectiva textual-interativa. Além disso, visa verificar a resposta de um grupo de estudantes do ensino fundamental frente a uma proposta interativa de escrita e reescrita de textos com a possibilidade de utilização real das suas produções ao final do processo. Para isso, foi organizada uma oficina de produção textual, desenvolvida durante as aulas de Língua Portuguesa a uma turma do 9º ano de uma escola municipal de tempo integral, situada no alto sertão de Pernambuco. Objetivando a formação de escritores autônomos numa perspectiva que contemple a relação autor-escrita-reescrita, foi proposto à turma o projeto de intervenção didática – “Uma pausa para a escrita”, adotando-se a abordagem processual da escrita, em que se realizou atividades de leitura, produção de texto, avaliação e reescrita. A proposta de produção textual envolveu o gênero artigo de opinião, e o processo de reescrita foi mediado por meio do provimento de bilhetes orientadores para cada aluno, já que essa modalidade textual proporciona a autonomia dos estudantes no que diz respeito à produção de sentidos. Diante disso, as reflexões deste trabalho estão ancoradas na concepção de bilhetes orientadores; a teoria enunciativo-discursiva bakthiniana, e da concepção marcuschiana, além de outras que tratam sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio da produção de textos. Os resultados mostram um desempenho satisfatório no que se refere às condições de escrita e reescrita do gênero textual proposto aos alunos, evidenciando que é possível realizar um trabalho de língua que possibilite ao aluno rever seus textos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.