O processo de modernização aliado ao avanço tecnológico reforça a necessidade da escola, cada vez mais, dispensar um olhar para a formação de um sujeito autônomo, capaz de refletir sobre seus discursos e o contexto social a sua volta. Considerando o exposto, a leitura assume preponderante papel na efetivação de práticas com vistas à integração dos indivíduos de uma sociedade, de modo que a interação social seja intensificada e proporcione o desenvolvimento e a conscientização de sujeitos críticos e mentores de suas vozes. Assim, este artigo, recorte de um projeto de Doutorado em andamento, tem o objetivo de refletir sobre a implantação e efetivação da biblioteca escolar e sua relação com a sala de aula na formação social dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que será feita a análise de algumas obras disponíveis na biblioteca de uma escola pública municipal, em Pombal – PB, as estratégias utilizadas pelo professor e a receptividade e/ou resultado desse processo em sala de aula na constituição de sujeitos sociais. Os dados serão analisados à luz de teóricos como: Brasil (2013), Silva (2008), Lajolo (2010), Orlandi (2012), Molina (2015), entre outros aportes que consideram a leitura como importante aliada no desenvolvimento social do aluno, uma vez que suas reais práticas podem efetivar o uso consciente da linguagem nas mais diferentes situações de interação social. Os dados preliminares, considerando que a pesquisa ainda não está concluída, apontam para a necessidade da adoção de práticas de leitura mais conscientes e melhor uso dos materiais disponíveis para este fim.