As novas tecnologias da informação, à medida que foram revelando-se em nossa sociedade, proporcionaram o surgimento de novos gêneros de texto inclusive no ambiente escolar e, desta forma, muitos estudos sobre o ensino na era digital foram iniciados. Desde então, começamos a perceber uma preocupação no âmbito educacional de como se deveria trabalhar o ensino-aprendizagem neste novo cenário. Um desafio que a escola hoje passa, tentando a cada instante conviver com alunos conectados no mundo virtual. Baseando-se nessa realidade, nossa pesquisa tem como objetivo apresentar reflexões a respeito da necessidade de inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar para o ensino de Língua Portuguesa, utilizando os gêneros textuais em sala de aula como fator de vinculação escolar com as práticas sociais e o papel do professor como elemento agente desse processo. Sendo assim, pretendemos apontar a relevância do trabalho com os gêneros de forma a potencializar novas práticas pedagógicas no tocante ao manejo com a língua materna, como também propor uma amostra de aula, que possa embasar as ações do professor em sala, a partir de uma sequência didática adaptada do modelo proposto por Dolz e Schenewly (2004) do gênero memórias em sua condição digital. O estudo proposto irá se fundamentar na pedagogia dos multiletramentos desenvolvida por teóricos como Rojo e Kleiman. Desse modo, esperamos contribuir com ações concretas para uma prática pedagógica contextualizada de língua materna, bem como auxiliar na formação de um sujeito capaz de atuar com autonomia nas demandas sociais, oportunizando novas possibilidades de leitura e produção de textos em ambientes digitais.