A sociedade deste milênio vivencia um segundo dilúvio, o das informações. Nesse plano de fundo, a internet/o mundo virtual serve como suporte para os novos gêneros discursivos/textuais, ditos multimodais por seus diferentes modos de representação, que emergem com o desenvolvimento tecnológico. Destarte, no âmbito da sala de aula, especificamente de Língua Portuguesa, vê-se uma colossal urgência em promover o contato dos alunos com esses novos gêneros de forma proficiente. Nesse cenário, o gênero discursivo vlog – facilmente encontrado na plataforma do YouTube - ganha destaque, uma vez que se trata de uma espécie de diário em vídeo, em que os autores discorrem sobre suas vidas e/ou acerca de questões que percorrem o cotidiano da sociedade de um modo geral. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho com o gênero discursivo vlog para a sala de aula de Língua Portuguesa, a fim de fomentar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade proficientes em turmas do Ensino Médio. Para tanto, esta pesquisa tomou como pilares os estudos de McLuhan, que examina as tecnologias como extensões do homem, de Bakhtin, sobre os gêneros discursivos, de Dionísio, que trata dos gêneros multimodais, dentre outros renomados autores. Ademais, tomaram-se como base, também, os pressupostos de Schneuwly & Dolz no que concerne ao desenvolvimento da proposta de intervenção. Assim, a proposta apresentada por esta pesquisa pretende propiciar melhorias na leitura, escrita e oralidade dos alunos do Ensino Médio, favorecendo o contato desses discentes com os gêneros multimodais que o mundo virtual tem oferecido.