Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA ZOOLITERÁRIA NA ESCOLA

Palavra-chaves: LETRAMENTO, CONTOS, ZOOLITERATURA Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27421
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 654
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA ZOOLITERÁRIA NA ESCOLA"
    "resumo" => """
      Autora Katiana Barbosa de Arruda (1); Orientadora (2) Maria Suely da Costa\r\n
      1.\tUniversidade Estadual da Paraíba. Email.: katianacazu@hotmail.com\r\n
      2.\tUniversidade Estadual da Paraíba. Email.: mscosta3@hotmail.com \r\n
      \r\n
      Essa pesquisa tem por objetivo trabalhar a formação do leitor de textos literários nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da zona rural. Para tanto, optou-se pela literatura de temática voltada para os animais. O interesse está em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, construir uma postura crítica e consciente em relação ao homem e seu meio ambiente. Esse estudo de natureza pesquisa-ação terá como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de Cosson. As etapas serão trabalhadas através do gênero conto, identificado na zooliteratura e representado nas obras de Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Moacyr Scliar. Espera-se, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Ademais, a zooliteratura, como campo de estudos de caráter transdisciplinar, pode contribuir com o ensino de Literatura, pois propõe uma nova forma de enxergar o papel social do texto literário, favorecendo, dessa maneira, uma melhor compreensão do ser literário, bem como inserindo novas abordagens do literário em sala de aula. Como referencial teórico contamos com os estudos de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Lajolo (1993), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CONTOS, ZOOLITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID654_12032017230420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANA ARRUDA"
    "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27421
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 654
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA ZOOLITERÁRIA NA ESCOLA"
    "resumo" => """
      Autora Katiana Barbosa de Arruda (1); Orientadora (2) Maria Suely da Costa\r\n
      1.\tUniversidade Estadual da Paraíba. Email.: katianacazu@hotmail.com\r\n
      2.\tUniversidade Estadual da Paraíba. Email.: mscosta3@hotmail.com \r\n
      \r\n
      Essa pesquisa tem por objetivo trabalhar a formação do leitor de textos literários nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da zona rural. Para tanto, optou-se pela literatura de temática voltada para os animais. O interesse está em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, construir uma postura crítica e consciente em relação ao homem e seu meio ambiente. Esse estudo de natureza pesquisa-ação terá como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de Cosson. As etapas serão trabalhadas através do gênero conto, identificado na zooliteratura e representado nas obras de Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Moacyr Scliar. Espera-se, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Ademais, a zooliteratura, como campo de estudos de caráter transdisciplinar, pode contribuir com o ensino de Literatura, pois propõe uma nova forma de enxergar o papel social do texto literário, favorecendo, dessa maneira, uma melhor compreensão do ser literário, bem como inserindo novas abordagens do literário em sala de aula. Como referencial teórico contamos com os estudos de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Lajolo (1993), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CONTOS, ZOOLITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID654_12032017230420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANA ARRUDA"
    "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Autora Katiana Barbosa de Arruda (1); Orientadora (2) Maria Suely da Costa 1. Universidade Estadual da Paraíba. Email.: katianacazu@hotmail.com 2. Universidade Estadual da Paraíba. Email.: mscosta3@hotmail.com Essa pesquisa tem por objetivo trabalhar a formação do leitor de textos literários nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da zona rural. Para tanto, optou-se pela literatura de temática voltada para os animais. O interesse está em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, construir uma postura crítica e consciente em relação ao homem e seu meio ambiente. Esse estudo de natureza pesquisa-ação terá como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de Cosson. As etapas serão trabalhadas através do gênero conto, identificado na zooliteratura e representado nas obras de Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Moacyr Scliar. Espera-se, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Ademais, a zooliteratura, como campo de estudos de caráter transdisciplinar, pode contribuir com o ensino de Literatura, pois propõe uma nova forma de enxergar o papel social do texto literário, favorecendo, dessa maneira, uma melhor compreensão do ser literário, bem como inserindo novas abordagens do literário em sala de aula. Como referencial teórico contamos com os estudos de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Lajolo (1993), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.