Desde a sua inclusão no currículo escolar, o ensino de línguas estrangeiras (LE) no Brasil tem sofrido sérios problemas. A falta de professores qualificados, de um currículo adequado e a carga horária, por exemplo, contribuíram para que a língua inglesa ficasse a margem na escola, uma vez que não conseguia desenvolver todas as suas potencialidades com os educandos. A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997, o ensino de idioma na escola pública passa a ser integrado a área de linguagens e códigos e parte da concepção de que se deve considerar a função social da língua e não apenas o estudo de estruturas gramaticais isoladas, como era feito anteriormente. Observa-se então que, a LE pode e deve se fundamentar na Teoria dos gêneros textuais para que possa cumprir suas principais funções, Ler, Escrever, Ouvir e Falar, posto que, para teóricos e estudiosos da área, como Miller (1984), Bronckart (1999), Marcuschi (2008), entre outros, não há dúvidas de que o aspecto social é intrínseco ao gênero. Dessa forma, para o presente trabalho, foi escolhida uma unidade da coleção Way to Go!, integrante do PNLD (2015) de língua inglesa para alunos do primeiro ano do ensino médio com o intuito de analisar como o gênero biografia é abordado no livro, principalmente, em relação a compreensão leitora e a produção escrita, assim como a relação entre a teoria de gêneros, os documentos oficiais e o livro didático. Verificou-se que a unidade se propõe a abordar o gênero com o foco comunicativo, entretanto a maior parte das atividades propostas voltaram-se para a leitura e compreensão de textos, deixando de lado aspectos importantes do gênero, como por exemplos, as voltadas para a oralidade.