Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA POÉTICA NUMA ESCOLA RIBEIRINHA.

Palavra-chaves: POESIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESCOLA RIBEIRINHA Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27245
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 128
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA POÉTICA NUMA ESCOLA RIBEIRINHA."
    "resumo" => """
      A Poesia é mais que uma arte literária. É um modo de ver e interpretar a realidade e digamos a natureza. Nesse sentido, um fator importante diz respeito aos suportes textuais ou ambientes alfabetizadores ausentes no cotidiano das crianças ribeirinhas. As crianças não têm acesso com qualidade a livros, cartazes, textos, jornais, revistas, placas e faixas e muito menos bibliotecas que estimulem a formação leitora, a produção da escrita (vários tipos de textos) e o conhecimento matemático do seu lugar de vida. Assim, o trabalho com poemas no processo de aprendizagem de crianças de 6 a 8 anos do Ensino Fundamental transforma-se em um mote a partir de onde se dá o trabalho de construção de conceitos e atitudes frente aos conteúdos escolares e conhecimento da realidade. De uma maneira interdisciplinar e de autoformação docente o trabalho realizado evidencia a necessidade de mudanças de posturas do professor, mais leituras e reflexões sobre a prática docente e a possibilidade da pesquisa como fonte de produção do conhecimento junto com os alunos.\r\n
      Palavras-chave: Poesia, Matemática, Escola Ribeirinha.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "POESIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESCOLA RIBEIRINHA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID128_14032017205244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARIA ANDRADE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ANDRADE"
    "autor_email" => "opoetadailha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ESCOLA BOSQUE PROF EIDORFE MOREIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27245
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 128
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA POÉTICA NUMA ESCOLA RIBEIRINHA."
    "resumo" => """
      A Poesia é mais que uma arte literária. É um modo de ver e interpretar a realidade e digamos a natureza. Nesse sentido, um fator importante diz respeito aos suportes textuais ou ambientes alfabetizadores ausentes no cotidiano das crianças ribeirinhas. As crianças não têm acesso com qualidade a livros, cartazes, textos, jornais, revistas, placas e faixas e muito menos bibliotecas que estimulem a formação leitora, a produção da escrita (vários tipos de textos) e o conhecimento matemático do seu lugar de vida. Assim, o trabalho com poemas no processo de aprendizagem de crianças de 6 a 8 anos do Ensino Fundamental transforma-se em um mote a partir de onde se dá o trabalho de construção de conceitos e atitudes frente aos conteúdos escolares e conhecimento da realidade. De uma maneira interdisciplinar e de autoformação docente o trabalho realizado evidencia a necessidade de mudanças de posturas do professor, mais leituras e reflexões sobre a prática docente e a possibilidade da pesquisa como fonte de produção do conhecimento junto com os alunos.\r\n
      Palavras-chave: Poesia, Matemática, Escola Ribeirinha.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "POESIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESCOLA RIBEIRINHA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID128_14032017205244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARIA ANDRADE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ANDRADE"
    "autor_email" => "opoetadailha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ESCOLA BOSQUE PROF EIDORFE MOREIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A Poesia é mais que uma arte literária. É um modo de ver e interpretar a realidade e digamos a natureza. Nesse sentido, um fator importante diz respeito aos suportes textuais ou ambientes alfabetizadores ausentes no cotidiano das crianças ribeirinhas. As crianças não têm acesso com qualidade a livros, cartazes, textos, jornais, revistas, placas e faixas e muito menos bibliotecas que estimulem a formação leitora, a produção da escrita (vários tipos de textos) e o conhecimento matemático do seu lugar de vida. Assim, o trabalho com poemas no processo de aprendizagem de crianças de 6 a 8 anos do Ensino Fundamental transforma-se em um mote a partir de onde se dá o trabalho de construção de conceitos e atitudes frente aos conteúdos escolares e conhecimento da realidade. De uma maneira interdisciplinar e de autoformação docente o trabalho realizado evidencia a necessidade de mudanças de posturas do professor, mais leituras e reflexões sobre a prática docente e a possibilidade da pesquisa como fonte de produção do conhecimento junto com os alunos. Palavras-chave: Poesia, Matemática, Escola Ribeirinha.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.