A Poesia é mais que uma arte literária. É um modo de ver e interpretar a realidade e digamos a natureza. Nesse sentido, um fator importante diz respeito aos suportes textuais ou ambientes alfabetizadores ausentes no cotidiano das crianças ribeirinhas. As crianças não têm acesso com qualidade a livros, cartazes, textos, jornais, revistas, placas e faixas e muito menos bibliotecas que estimulem a formação leitora, a produção da escrita (vários tipos de textos) e o conhecimento matemático do seu lugar de vida. Assim, o trabalho com poemas no processo de aprendizagem de crianças de 6 a 8 anos do Ensino Fundamental transforma-se em um mote a partir de onde se dá o trabalho de construção de conceitos e atitudes frente aos conteúdos escolares e conhecimento da realidade. De uma maneira interdisciplinar e de autoformação docente o trabalho realizado evidencia a necessidade de mudanças de posturas do professor, mais leituras e reflexões sobre a prática docente e a possibilidade da pesquisa como fonte de produção do conhecimento junto com os alunos.
Palavras-chave: Poesia, Matemática, Escola Ribeirinha.