Quando se pensa em estudos literários no Brasil, já vem logo à mente as literaturas brasileiras e portuguesas, que basicamente terão seus estudos concentrados em História Literária. Sempre priorizando a essa e colocando em dano a vasta possibilidade encontrada quando se opta por trabalhar realmente o texto literário e ampliar os estudos à Literatura Africana, que é quase desconhecida. No Brasil ainda são raros os livros didáticos do ensino médio que ofereçam aos alunos conteúdos literários voltados ao universo africano. E, comprovando essa ausência, é que a Lei nº 10.639, aprovada em 2003, estabeleceu a obrigatoriedade do ensino sobre a História e a Cultura Africana e Afro-Brasileira. Assim, tendo em vista a importância da literatura na construção do saber e da identidade de um povo, pensou-se na elaboração de um trabalho que optasse pelas análises dos livros didáticos do ensino médio, recolhendo dados sobre a Literatura Africana presentes nesses livros. Nesse sentido, este artigo tem por finalidade analisar a presença/ausência dos conteúdos referentes à Literatura Africana nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, em uso vigente nas escolas públicas estaduais do distrito de Jamacaru –CE. A fim de concretizar o objetivo descrito, opta-se aqui por uma pesquisa de caráter qualitativo- bibliográfico, assim todo o trabalho estar-se-á em consonância com as ideias dos autores: Abdala Junior(1943); D’Amorim, (1963); Mello e Sousa (1957). Baseando-se nos resultados desta pesquisa, pode-se afirmar que, apesar da lei 10.639/03 está em vigor desde 2003, ainda os livros didáticos não reservam espaço suficiente para conteúdos relacionados à Literatura Africana, dessa forma, faz-se necessário e emergente que o docente possibilite a formação crítica e reflexiva dos alunos, indo além do livro didático, trazendo, assim, à sala de aula materiais e conteúdos que valorizem a Literatura Africana em seu aspecto cultural e de diálogo com a formação da identidade do povo brasileiro, tendo o objetivo de tornar a sala de aula um ambiente de respeito às relações étnico-raciais.