A PRÁTICA DA LEITURA: AÇÕES A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS.
Irailde Dias de Melo
UniGrendal
iraildedias2009@hotmail.com
Orientadora:Kátia Farias Antero
UniGrendal/ IESM/ Faculdade Maurício de Nassau
professorakatiaantero@hotmail.com
Resumo: Sabemos que um dos principais objetivos da escola hoje é formar cidadãos capazes de ler e interpretar e produzir bons textos, para isso é necessário que a instituição, ofereça oportunidades para que os educandos interajam com bons textos que possam despertar nos mesmos o gosto pela leitura, já que os livros didáticos não mostram a realidade do nosso aluno. Assim a questão problema que nos instigou a investigar sobre o assunto refere-se a saber de que maneira o professor pode desenvolver suas aulas utilizando diversos gêneros textuais de maneira que estimule o aluno a ler e escrever significativamente? Para tanto, o presente artigo é fruto do trabalho desenvolvido na sala de aula,por uma professora junto com os alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Geraldo Luíz de Araújo. Situada em Areial no Agreste Paraibano, ministrado nas aulas de História. Nosso objetivo foi verificar como os gêneros textuais são utilizados para a melhora da leitura e da escrita dos alunos, bem como enfatizar a compreensão dessas ações como práticas essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem. É necessário que nós, como educadores, ter a consciência que devemos criar espaços nas instituições escolares para pactos de leituras e escrita. Isso se dá a importância, a saber, que cada texto estabelece um elo diferente com o leitor, e é o tipo de texto, o gênero e, por vezes, o suporte onde ele está veiculado a essa relação dos gêneros textuais. É nesta perspectiva de melhorar cada vez mais a leitura e a escrita de nossos alunos que usamos como instrumentos didáticos os gêneros textuais, que circulam na sociedade, discutindo os conceitos de leitura e escrita, que os textos apresentam, de acordo com seus objetivos, numa multiplicidade de sentidos e que, ao mesmo tempo, delimita as possibilidades desta variação, denominado o jogo do prazer da leitura entre o leitor e o texto. Como metodologia utilizamos observar as ações da professora em campo e analisar o que os referenciais teóricos nos trazem como subsídio sobre esse assunto. Ao término da pesquisa, verificamos que é possível proporcionar um aprendizado mais significativo quanto à leitura e escrito através dos gêneros textuais.
Palavras-chave: leitura, escrita, gêneros textuais.