NOBRE, Iziane Silvestre et al.. A educação segundo florestan fernandes. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/267>. Acesso em: 14/11/2024 08:31
Este artigo foi produzido com base na pesquisa Florestan Fernandes e a luta do Movimento dos Sem-Terra MST por educação sobre a obra de Florestan Fernandes, por meio do grupo de pesquisa Práxis, Educação e Formação humana, o qual integra o pensamento crítico de Florestan Fernandes para a educação brasileira. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, procurando refletir sobre os escritos de Florestan Fernandes acerca da educação, relacionando-os com o pensamento de teóricos que defendem a função libertadora da educação, por meio da abordagem dialética como forma de interpretar a realidade. Nesse sentido, discorremos sobre três aspectos que consideramos importantes: o breve histórico da vida de Florestan Fernandes, analisando sua vida sob o prisma sociológico, o papel do educador em desmascarar a realidade e sua visão acerca da educação e de como ela pode ser um instrumento de libertação do oprimido, a partir da formação sociopolítica, que culmina com a emancipação humana.