A Literatura exerce um papel fundamental na vida de qualquer pessoa, pois promove o aprimoramento dos valores através de discussões que tornam o aluno um ser crítico diante de sua realidade. É por essa perspectiva que refletimos, neste trabalho, sobre a importância do gênero dramático introduzido na sala de aula para ampliação do conhecimento do aluno, sobretudo de escola pública. Nesse sentido, buscamos estreitar nosso foco por caminhos que nos levassem ao processo de ensino-aprendizagem, partindo da interação entre Arte e Língua Portuguesa. Sendo assim, apresentaremos o desenvolvimento e as estratégias de ensino no decorrer da Sequência Didática “Curte que eu enceno: as redes sociais em foco”, do projeto Base Artística e Reflexiva, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. Impulsionamos nossas considerações partindo do princípio de que as várias manifestações artísticas, fundamentais para a construção do conhecimento, são menosprezadas ou deixadas em segundo plano nas escolas públicas. Por meio de inúmeras atividades desenvolvidas e variadas discussões satisfatórias, constatamos que o entrelaçamento entre ensino de Literatura, conscientização do uso das redes sociais e a relação com o gênero dramático permitiram o aperfeiçoamento necessário para o processo ensino-aprendizagem, resultando no favorecimento da fruição e no auxílio para o desenvolvimento crítico-reflexivo de cada aluno. Ressaltamos a relevância de apresentar ao aluno a possibilidade do contato com diversos textos e linguagens (virtual e literária) que estão intrinsecamente conectados ao cotidiano moderno.