Resumo: O trabalho resulta da pesquisa de dissertação de mestrado, em andamento, intitulada Educação da Infância Pela Poesia de Manoel de Barros, desenvolvida em uma turma do terceiro ano, dos anos iniciais do ensino fundamental. Abordamos como temática a formação de leitores de poesia. Nosso objeto de estudo é a recepção estética das crianças às narrativas poéticas de Manoel de Barros. Objetivamos analisar as respostas dadas pelos aprendizes do ponto de vista estético, poético e da educação da infância, tema recorrente na produção barreana. Teoricamente, consideramos os estudos sobre poesia a partir dos escritos de Aristóteles (2004), Paz (2014), Pound (2013); a criação de hipóteses de Bruner (1997); as metáforas de Lima (2006) e os estudos da estética da recepção de Jauss (2002) e Jimenez (2008). A pesquisa é de natureza qualitativa, com a prática da intervenção mediante a implementação de sessões de leituras. Os dados foram gravados em áudio e vídeo. Focalizamos duas sessões de leituras sobre o que é poesia; e a leitura e discussão dos poemas Escova e Auto Retrato de Barros (2008; 2009), conforme a sequência de etapas da metodologia por andaime (GREVES E GREVES, 1994). Os resultados parciais apontam que mediante a discussão por andaime, as crianças relacionam o texto lido com a vida, percebem a poesia, depreendem os sentidos das metáforas de um plano linguístico da denotação para a conotação, e a metodologia aplicada favorece a ampliação da compreensão leitora, assim como também a oralização daquilo que sentem e pensam os aprendizes.