Resumo: O presente trabalho intitulado “O gênero literário conto fantástico na sala de aula” tem por objetivo geral relatar uma experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado em literatura no Ensino Fundamental. E, como objetivo específico, refletir sobre a abordagem do texto literário em sala de aula, tendo em vista o seu uso inadequado, utilizado muitas vezes como pretexto para trabalhar exercícios de análise línguística e questões de compreensão e interpretação de texto. Questões essas, que não promovem uma reflexão, nem tão pouco desperta no aluno a criticidade. Nesse sentido, fundamentados em Cosson (2014), foi elaborada e desenvolvida no decorrer de dez aulas uma sequência didática básica, seguindo as etapas de: motivação para a leitura; introdução para a leitura; leitura propriamente dita do texto literário e interpretação do texto. A fim de promover aulas de literatura mais significativas, de modo a despertar no aluno o prazer e o gosto pelo texto literário, para que este se torne um leitor crítico e reflexivo perante o que lê. Portanto, ao chegarmos ao final da experiência vivenciada, constatamos alunos mais envolvidos e motivados com a leitura do texto literário, argumentando e refletindo sobre as múltiplas possibilidades de sentido presentes nos textos discutidos em sala de aula.
Palavras-chave: Literatura e Ensino, Conto Fantástico, Leitura e Formação de leitores.