A diversidade está presente em toda parte, e a literatura não deixa de compor esse quadro, ela representa o cotidiano das pessoas e consequentemente as relações das pessoas também no ambiente escolar. Esta pesquisa apresenta possibilidades de práticas pedagógicas para o Ensino Religioso, tendo como base a literatura. Temos por objetivo analisar como a diversidade está presente em algumas obras literárias infanto-juvenis e como podem contribuir para o trabalho pedagógico do professor de Ensino Religioso. Esta pesquisa está embasada por teóricos que defendem a leitura prazerosa e significativa para a construção pessoal dos leitores, nos teóricos sobre o letramento; e nas concepções sobre diversidade e as suas contribuições para as práticas pedagógicas do professor de Ensino Religioso. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual são analisados os discursos dos textos literários, embasados nas concepções de pesquisa qualitativa, enfatizando o respeito à diversidade expressa na literatura infantil. Analisamos as obras Menina Bonita do Laço de Fita, Flicts, Histórias de Tia Nastácia e Pais & Mães, observando o discurso pertencente ao universo religioso, e que por isso, pode ser usada nos planejamentos das aulas. Assim esse trabalho pode contribuir para as práticas pedagógicas dos professores de Ensino Religioso, permitindo o não proselitismo e, sim, para uma pluralidade religiosa, de acordo com a nova perspectiva dessa área de conhecimento.